Para garantir que sistema de ar condicionado está a funcionar sempre corretamente é aconselhável fazer a chamada manutenção preventiva. Até para evitar avarias graves e despesas maiores.
O sistema de ar condicionado de um carro é composto por um circuito fechado de tubos flexíveis por onde flui o gás refrigerante. Por ser um sistema fechado, não deve ter fugas, mas as vibrações a que qualquer veículo está sujeito, os choques e até as mudanças de temperatura fazem com que tenha de ser verificado e recarregado com gás com alguma regularidade.
É uma das perguntas que muitos condutores fazem quando chega o calor. Porque é que o ar condicionado não faz frio? Para preservar o bom funcionamento deste sistema, devem ser realizadas manutenções periódicas e assim evitar problemas futuros.

Na maioria das vezes, o próprio condutor ou proprietário poderá encarregar-se das revisões e eventuais resoluções. Apenas nos casos mais graves deverá deslocar-se à sua oficina de confiança.
As causas mais prováveis
Quando o ar condicionado não refrigera adequadamente o habitáculo, pode ser devido às seguintes circunstâncias:
– Filtro de ar sujo. Se o filtro do ar condicionado (também chamado de filtro de pólen) estiver sujo ou entupido, não permite uma boa refrigeração do habitáculo. Para resolver, deve ser limpo ou trocado (a cada 20.000 quilómetros) numa operação que pode ser feita por qualquer pessoa.
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– Fuga de gás refrigerante. Outra das causas típicas que impede o arrefecimento do ar condicionado. O circuito de refrigeração é composto por tubos e braçadeiras, por isso é muito fácil que um se solte ou se rompa. Para verificar, basta ensaboar o circuito e esperar que apareçam pequenas bolhas, que revelarão a fuga. Se for devido a uma ligação solta, apenas aperte-a. Caso tenha ocorrido uma quebra, deverá deslocar-se a oficina especializada para a sua substituição.
– Compressor do ar condicionado. Outro elemento que é melhor verificar e, se necessário, alterar numa oficina. O compressor é o componente fundamental do ar condicionado e deve permanecer devidamente lubrificado. Se estiver danificado, uma vibração será sentida ao conectá-lo.

– Ventilador interno. A acumulação de sujidade neste componente bloqueia a passagem de ar e afeta muito o fluxo de ar correto. O problema pode ser facilmente detetado, pois emite um odor desagradável ao acionar o ar condicionado no interior do veículo.
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– Recarga de gás do ar condicionado. Um dos problemas mais comuns é a falta de gás refrigerante. Para corrigi-lo, basta recarregá-lo numa oficina especializada. Recomenda-se fazê-lo a cada dois anos, pois pequenas fugas reduzem a quantidade disponível.
Uma forma eficaz de manter o sistema de refrigeração em boas condições é ligá-lo pelo menos uma vez por mês durante 15 minutos, o que mantém todo o sistema operacional, limpando os dutos e evitando a acumulação de sujidade.
Quanto custa carregar o ar condicionado do carro?
Para recarregar ar condicionado do automóvel irá despender de algumas dezenas ou até algumas centenas de euros, caso o seu veículo tenha sido fabricado depois de 2017.
Os valores para veículos fabricados até 2016 começam nos 55 euros, enquanto nos carros construídos a partir de 2017, os preços começam nos 140 euros, podendo chegar aos 200 euros.