Quem nunca teve queixa de alguma (ou algumas…) oficina de automóveis? Todos nós já tivemos situações desagradáveis e reclamações com oficinas. E entre todas essas reivindicações, algumas são mais frequentes do que outras.
A Invarat, empresa especializada na avaliação e gestão de sinistros, elaborou um relatório que inclui as três causas que motivam as queixas mais recorrentes nas oficinas: reparações não autorizadas, orçamentos inflacionados e serviços que não se adaptam às necessidades do cliente.
Falta de consentimento
Em algumas oficinas, fazem-se reparações sem o consentimento do proprietário e justificam-se afirmando tratar-se de ser algo obrigatório ou absolutamente necessário. O proprietário do veículo deve deixar claro que qualquer operação requer a sua autorização: o mecânico não pode agir por conta própria.
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Nesta situação, para além de efetuar a respetiva reclamação, o consumidor pode recusar o pagamento do serviço: a oficina não poderá reclamar o pagamento de um serviço que não tenha a aprovação do proprietário da viatura. Também é aconselhável solicitar uma avaliação do veículo antes de retirá-lo da oficina.

Mais horas extra
Cada operação mecânica requer tempo de trabalho e as oficinas costumam cobrar por hora. Contudo, por vezes, há quem se aproveite da situação para aumentar o prazo sem motivo: para evitar isso, o proprietário deve solicitar um orçamento mínimo e máximo para o conserto.
O significado das luzes avisadoras
Quando uma das luzes avisadoras do painel de instrumentos se acende, por vezes o condutor desconhece o seu significado. O seu aparecimento não significa necessariamente a presença de uma falta grave: pode ser algo menor ou um mero aviso.
Existem oficinas que aproveitam esse desconhecimento para fazer o cliente acreditar que a reparação é mais urgente ou obrigatória do que realmente é. Por isso, não custa nada pedir orçamento a vários mecânicos ou oficinas diferentes.