Verão é sinónimo de altas temperaturas e um sol escaldante. E se o carro for deixado ao sol, sofrerá muito. Especialmente a pintura, que pode deteriorar-se e envelhecer prematuramente o brilho e tonalidade.
Com a incidência do sol, o verniz perde força e profundidade, o que pode levar à exposição da camada mais externa da tinta e à degradação de sua proteção e cor. E, embora as tintas modernas minimizem os danos que a luz ultravioleta cauda, se a exposição ao sol for prolongada, a proteção acaba por desgastar-se e a pintura que antes parecia brilhante e lustrosa, começa a ficar mais baça.
O interior também sofre
Os raios do sol fazem com que o interior do carro e os seus componentes também sofram, pela incidência direta pelos vidros e pelas altas temperaturas atingidas no habitáculo. Molduras e plásticos, o painel de instrumentos, a chapeleira da bagageira ou até os estofos podem ficar ressequidos e até rachar, além do tom esbranquiçado que podem adquirir.
Como proteger o carro do sol
Para começar, algo óbvio: se estacionar por longos períodos de tempo, deverá estudar cuidadosamente a direção do sol e escolher um local em que a viatura fique à sombra o máximo de tempo possível.
Leia ainda: Seis dicas para evitar roubos de catalisadores
Por outro lado, existem ceras especiais no mercado que, se aplicadas duas vezes por ano, podem reduzir significativamente os efeitos dos raios solares, atuando como uma camada protetora. Para esta operação, é melhor usar um polidor especial como o utilizado pelas oficinas.
Um guarda-sol para o carro
Quanto ao interior, o melhor, tal como o exterior, é estacioná-lo à sombra. Mas se não puder, o mais aconselhável é usar uma pala de sol, que também evitará queimar-se ao tocar no volante.

Para prolongar a vida útil dos materiais de interior, a melhor solução é hidratá-los. Primeiro é necessário limpá-los com água e sabão, e depois hidratá-los com produtos específicos para borracha e plástico destinados aos interiores do carro, que podem ser encontrados em qualquer casa especializada.
Aliás, os plásticos exteriores também exigem os mesmos cuidados, mas com produtos de limpeza especiais.
Leia ainda: Porque é que o ar condicionado não faz frio?
Em relação ao couro, a limpeza com água e sabão e a hidratação profunda com produto específico também são válidas para este material. E se for feito preventivamente, antes do início do verão, mais prolongará a vida útil de todos os componentes.