É o limite para a grande maioria dos portugueses quando pensa em comprar carro novo. Pode ser pela barreira psicológica que os 30 mil euros representam, ou porque, em troca e para a maioria dos “antigos”, correspondem a seis mil contos na moeda antiga dos escudos.
Seja como for, já é um bom dinheiro para o qual muitas opções podem ser encontradas, um SUV, uma berlina, um híbrido ou até mesmo um descapotável. Obviamente, o preço é sem descontos. Nesse caso, podem ser encontrados veículos ainda mais interessantes, mas essas campanhas são altamente variáveis.
Mercedes-Benz Classe A
Preço: A partir de 28.100 euros.
É o único representante das chamadas marcas premium e, provavelmente, o mais desejado entre os compactos (mais que o BMW Série 1 que tem vindo a perder algum fulgor).
Por menos de 30.000 euros pode ser adquirido com o motor 1.3 a gasolina com 109cv na versão A160, o suficiente para uma condução despachada e já com algumas tecnologias estreadas pelo Classe A.
Volkswagen T-Roc
Preço: A partir de 28.829 euros.
Existem vários SUVs interessantes no mercado por este preço, mas o Volkswagen T-Roc tem um bom equilíbrio entre qualidade, equipamento e preço. Tem ainda o selo de produto “made in Portugal”.
Por menos de 30.000 euros só pode escolher o motor 1.0 TSI a gasolina de 110 cv, mas pode escolher entre os níveis de equipamento Style, Life ou T-Roc@pt, a edição especial só para Portugal.
Mazda MX-5
A partir de 29.882 euros.
Não é preciso ser milionário para ter um descapotável na garagem. E por menos de 30.000 euros pode desfrutar da condução tão especial de um kart de grandes dimensões com o Mazda MX-5.
Obviamente, abaixo desse preço, resta apenas o motor mais baixo, o 1.5 SkyActiv de 132 cv. O consumo médio é de apenas 6,3 l/100 km e apenas dois carrinhos cabem na bagageira de 130 litros. Suficiente para uma escapadela romântica e desfrutar da estrada de cabelos ao vento.
Skoda Octavia Break
A partir de 25.368 euros.
Com esta berlina familiar, o espaço ganha uma nova dimensão. A relação habitabilidade, bagageira e preço é dos melhores do mercado. Claro que o Superb é o expoente máximo, mas o Octavia Combi é mais que suficiente para as necessidades.
Contudo, com este orçamento consegue chegar ao acabamento Style (a partir de 28.462 euros), acima do Ambition, de acesso à gama. Além disso consegue adquirir com caixa automática de dupla embraiagem DSG. A mecânica que pode ser escolhida abaixo de 30.000 euros é o 1.0 TSI de 110 cv. A bagageira oferece nada menos que 640 litros.
Leia ainda: Os cinco SUV que consomem menos (sem ajuda elétrica)
Hyundai Kauai Hybrid
Preço: 27.195 euros.
É uma combinação de sucesso e as vendas comprovam-no: SUV compacto e híbrido. A versão híbrida do Kauai é uma das melhores opções da gama e pode ser adquirido por menos de 30 mil euros.
Custa 29.480 euros sem descontos e por este preço pode comprar um SUV compacto de 140cv, com caixa automática de dupla embraiagem e um consumo médio de 4,9 l/100 km. A bagageira oferece espaço para 374 litros.
E elétricos?
Pois bem, a oferta de veículos elétricos abaixo dos 30 mil euros não é muito abundante e resume-se a quatro modelos: Renault Twingo Electric, Smart Fortwo, Dacia Spring e Fiat 500e.
De todos, o Fiat 500 é o mais equilibrado (posicionamento acima, comparativamente aos restantes), com preços a partir dos 23.800 euros, equipado com bateria de 70 kW e autonomia para 190 km.