É a solução para quem pretende economia, mas não está ainda preparado para a ansiedade que envolvem os carros elétricas e a sua autonomia. Os carros híbridos plug-in (ou de ligar à tomada) combinam o melhor dos dois mundos: um motor de auxiliado por um motor elétrico, alimentado por uma bateria, que pode ser facilmente carregada em qualquer tomada doméstica.
Atualmente, a autonomia elétrica de alguns híbridos Plug-in aproxima-se dos 100 km, ultrapassando por isso a distância média diária de quilómetros do típico condutor europeu.
Quem tiver oportunidade de carregar diariamente um híbrido Plug-in e não fizer mais que 40 a 50 km por dia em estrada ou cidade consegue facilmente evitar despesas com combustível, reduzindo assim a fatura mensal.
Escolhemos os dez melhores híbridos de ligar à tomada do ano.
1. BMW Serie 3 320e
A condução é mais suave do que em qualquer PHEV convencional. E além de não afetar muito o meio ambiente, também não afetará sua carteira. Este Série 3 combina um motor de 4 cilindros em linha de 2.0 litros e um motor elétrico para alcançar uma potência combinada de 292 cv. E é um BMW, então obviamente todos aqueles cavalos vão diretamente para o eixo traseiro.
A autonomia elétrica é de pouco mais de 55 quilómetros, o que é mais do que suficiente para o ambiente urbano. Os preços arrancam nos 53.900, menos 2.200 euros que o 320d que oferece “apenas” 190cv.
2. Mercedes-Benz C300de
O único híbrido plug-in a gasóleo. O C300de é caso único na indústria automóvel por combinar um motor a gasóleo com a solução híbrida de ligar à tomada (e até mesmo como híbrido). Combina o mesmo motor de 2 litros do C220d de 197cv, mas ganha o apoio de um motor elétrico de 129cv o que lhe permite oferecer um combinado de 313cv e 700 Nm de binário.
É por isso capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,2 segundos e alcançar os 243 km/h de velocidade máxima. Já a bateria de 25,4 kWh permite oferecer uma autonomia em modo elétrico de 113 km. Além disso, admite 11 kW em corrente alternada e 55 em corrente contínua.
Tem um preço de 69.950 euros, mais 3.800 euros que o híbrido Plug-in a gasolina C300e, que oferece os mesmos 313cv e praticamente a mesma autonomia em modo elétrico (116 km)
3. Peugeot 308 Hybrid Plug-in
Um familiar compacto de ligar à tomada? O que parecia pouco comum é hoje em dia “normal” e não faltam exemplos. Um dos melhores será o 308 Hybrid, que tem ainda a vantagem de estar disponível em dois níveis de potência, de 180 ou 225cv.
A bateria de 12,4 kWh permite oferecer uma autonomia em modo elétrico superior a 60 km. O conjunto mecânico utiliza o conhecido motor 1.6 Puretech de 110cv. O motor elétrico depois faz o resto.
4. Toyota CH-R Plug-in Hybrid 200
Um SUV compacto com estilo, qualidade, eficiência e agora com solução Plug-in. Utiliza um motor 2 litros da versão híbrida simples mais potente, que, com a ajuda de um motor elétrico e uma bateria de 13,8 kWh passa a oferecer algo como 223cv e uma autonomia elétrica para 66 km.
É capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,4 segundos. Os preços arrancam nos 44.070 euros.
5. Alfa Romeo Tonale Plug-In Q4
Quem sempre desejou ter um Alfa Romeo capaz de andar muito e consumir pouco, já tem a solução. É o Tonale Plug-In Q4, junta um motor 1.3 turbo da família Multijet, de 180cv a um motor elétrico de 122cv. O rendimento combinado é de 280cv, “alimentando” o motor a gasolina as rodas dianteiras e o elétrico as traseiras para garantir tração integral.
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A bateria de iões de lítio de 15,5 kWh de capacidade permite autonomia elétrica homologada para 65 km (WLTP), com um alcance máximo de 80 km em ciclo urbano.
O problema é mesmo o preço. Começa nos 52.170 euros. Existe uma versão com apenas 190cv, mas também só custa menos 2 mil euros.
6. BMW X1 xDrive25e
É o SUV híbrido PHEV mais acessível da BMW. Custa 54.900 euros, logo é 1.000 euros mais caro que o 320e, por exemplo. A diferença é que é um SUV, o formato da moda.
Utiliza a mesma mecânica do Mini Countryman Plug-in, ou seja, combina um motor a gasolina de três cilindros 1,5 litros com um motor elétrico e uma bateria de 14,2 kWh para oferecer 245cv de potência e uma autonomia elétrica de 71 km.
7. MG EHS Plug-in Hybrid
Tem nome de “champô”, mas é simplesmente o híbrido de ligar à tomada mais barato disponível em Portugal. Os preços arrancam nos 34.134 euros (campanha nos primeiros meses do ano), abaixo do preço de muitos híbridos simples (sem solução de ligar à tomada).
O motor a gasolina é um 1.5 Turbo de 162cv, auxiliado por um motor elétrico de 122cv e uma bateria de 16.6 kWh para oferecer uma potência combinada de 258cv e uma autonomia elétrica de 52 km. A caixa de velocidades automática tem 10 velocidades. É uma das melhores opções pelo preço que custa.
8. BMW Série 5 530e
Já era um dos melhores híbridos Plug-in, mas a nova geração reforçou os argumentos do 530e. É certo que a mecânica não sofreu muitas alterações, mantendo-se ao serviço o motor 2 litros de quatro cilindros com sistema TwinPower Turbo para debitar um máximo de 299 cv e 450 Nm, mas a bateria tem agora 19,4 kWh de capacidade (de 12 kWh na anterior geração) e pode carregar em 3h15.
Encontra-se localizada no piso do carro, o que significa que a capacidade da bagageira não sai comprometida, mantendo-se nos mesmos 520 litros dos modelos convencionais a combustão.
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A vantagem é que agora é capaz de uma autonomia elétrica que pode superar os 100 km com uma só carga. É ainda capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,3 segundos.
Tem preços de 71.100 euros, ou seja, custa pouco mais que mais 2 mil euros que um 520d que tem “apenas” 197cv.
9. Land Rover Defender P400e
Um plug-in Land Rover Defender pode não ser a escolha certa para os puristas, mas é o que é. O motor turbo de 4 cilindros de 2.0 litros é combinado com um elétrico para uma potência máxima de 403 cv, nem mais, nem menos.
E, embora pese 2.525 kg, faz os 0 aos 100 km/h em 5,6 segundos. A bateria, por outro lado, permite uma autonomia elétrica de 43 quilómetros, que pode chegar aos 57 km em caro de condução (muito) regrada. Um Defender com muito espaço e muito poder para os amigos do ambiente.
O maior problema deste Defender é o preço, que começam nos 92 mil euros. Muito para um Defender.
9. Seat León e-Hybrid
A opção Seat é, para dizer, no mínimo, tentadora. O Leon e-Hybrid apresenta um preço muito mais baixo do que outros rivais mais ‘premium’, como o Audi A3 TFSIe, o Volkswagen Golf GTE ou o Mercedes A250e.
O motor a gasolina de 1,4 litros é auxiliado por uma bateria de 12,8 kWh e um motor elétrico de 85 kW para debitar 204 cv de potência e uma autonomia de 60 quilómetros. Nada mal, hein?
Os preços começam nos 40 mil euros.
Para quem consegue ir mais além.
Mercedes-AMG SL 63 S E Performance
É um AMG, é um SL, logo descapotável, mas é também um híbrido de ligar à tomada. Confuso? Pois bem, este é o primeiro AMG Plug-in e oferece nada menos que 816cv. Obviamente a autonomia elétrica não é expressiva. Apenas 13 km.
O objetivo do SL 63 S E Performance é a… performance. Combina o motor V8 biturbo de 4,0 litros com um motor elétrico e sistema pluG-in para debitar, no combinado, algo como 816cv e um binário máximo de até 1420 Nm.
O mais “explosivo” dos Mercedes-AMG SL e o único de ligar à tomada (Plug-in), o SL 63 S E Performance já está disponível em Portugal, com preços a partir de 253.600 euros.
O SL 63 S E Performance combina o motor V8 biturbo de 4,0 litros com um motor elétrico e sistema plu-in para debitar, no combinado, algo como 816cv e um binário máximo de até 1420 Nm. É capaz de fazer os 0 aos 100 km/h em escassos 2,9 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 317 km/h.
O preço? Algo como 253 mil euros.