Sempre vai haver Model 2 ou não? As dúvidas levantadas nos últimos meses em relação ao futuro compacto da Tesla foram definitivamente esclarecidas. Elon Musk oficialmente confirmou o lançamento de modelos “acessíveis” – destinados a enfrentar a crescente concorrência chinesa.
E desta vez não será necessário esperar tanto tempo como com os modelos anteriores, como tem sido o caso do Roadster, Cybertruck ou Semi, por exemplo. “Queremos acelerar o lançamento destes novos modelos antes do início de produção no segundo semestre de 2025, por isso esperamos que seja no início de 2025… se não no final deste ano”, revelou Musk numa conferência com investidores para rever o balanço da empresa nos primeiros quatro meses do ano.
Leia ainda: Os 15 fatores que a Tesla conta para calcular a autonomia dos elétricos
Musk não entrou em detalhes sobre a natureza destes futuros modelos, embora tudo indique que será o tão aguardado Model 2, que deverá situar-se na faixa de preço dos carros elétricos ‘baratos’ de marcas gerais, ou seja, em torno dos 25.000 euros (ou menos).
“Estes veículos novos e mais acessíveis utilizarão aspetos da plataforma da próxima geração, bem como elementos das nossas plataformas atuais, e poderão ser produzidos nas mesmas linhas de produção da nossa gama atual de veículos”, acrescentou Musk.
O Model 2, nome que ainda não é oficial, será um modelo compacto elétrico do segmento B que irá concorrer com propostas como o Renault 5 ou Volkswagen ID 2, por exemplo. Estima-se que este modelo venha a ter uma autonomia pouco superior aos 400 km.