Normalmente, quando se fala em carros elétricos, fala-se (quase) sempre da autonomia. Mas calcular a autonomia estimada de um veículo não é uma tarefa fácil: determinar quantos quilómetros podem ser percorridos com a bateria carregada em um carro elétrico, ou com o depósito cheio num carro a combustão, depende de tantos fatores que é impossível ser totalmente preciso.

Quem mais tem investido num cálculo de autonomia mais preciso é a Tesla. E a pouco a pouco vão sendo desvendados alguns fatores que a marca de Elon Musk tem em conta para o cálculo dos quilómetros dos seus veículos.
O vento, a temperatura, a velocidade, a pressão dos pneus… Agora, verifica-se que o software dos elétricos da Tesla incorporou um novo fator: a idade da bateria. Podia-se pensar que era um fator óbvio já presente em veículos com essas características… bem, parece que não.
Leia ainda: BMW promete baterias com até 1.000 km de autonomia a metade do preço
A experiência da marca com os seus automóveis tem sido certamente uma informação privilegiada para poder transferir estes conceitos para o seu software para que possa calcular com ainda mais precisão a autonomia real com base no envelhecimento das células da bateria ao longo do tempo.
Mas quais são os fatores para determinar a autonomia dos elétricos da Tesla?
Primeiro que tudo, são muitos. E já são conhecidos todos. Fique com a lista dos fatores que os elétricos da Tesla monitoram em tempo real para fornecer uma estimativa de autonomia o mais realista possível:
- Aceleração/desaceleração média.
- Idade da bateria.
- Carregamento solar e cobertura de nuvens.
- Coeficiente de arrasto aerodinâmico.
- Consumo de ar condicionado.
- Consumo específico de energia do veículo
- Elevação/declive.
- Humidade e pressão atmosférica.
- Peso bruto combinado do veículo.
- Percentagem inicial da bateria.
- Pré-condicionamento da bateria.
- Resistência ao rolamento.
- Temperatura ambiente.
- Temperatura inicial da bateria.
- Velocidade do tráfego.
- Velocidade e direção do vento.
A última atualização de software da Tesla adicionou um recurso adicional que também está relacionado de alguma forma com a autonomia dos seus elétricos: isso permitirá saber quanto tempo de pré-condicionamento a bateria precisa antes de chegar a uma estação de carregamento rápido.
Leia ainda: Quanto tempo duram as baterias dos carros elétricos?
Esta função permite que o veículo prepare as baterias durante a viagem para um carregamento mais eficiente, indicando a localização de um Supercharger no dispositivo de navegação do veículo.