A BMW confirmou a introdução da Gen6 das baterias para carros elétricos, que prometem 30% mais autonomia, um carregamento 30% mais rápido, mas também serão 50% mais baratas.
A Gen6 é composta por células cilíndricas (Gen5 são planas) e estarão disponíveis em duas alturas: 95 e 120 milímetros.
“As baterias de sexta geração permitirão oferecer 30% mais de autonomia do que a quinta geração, mas não ultrapassaremos 1.000 quilómetros de autonomia, embora pudéssemos fazê-lo. Não acreditamos que seja necessária muita autonomia”, admitiu Thomas Albrecht, chefe da BMW Efficient Dynamics em declarações à revista ‘Autocar’.

A nova química, que será exclusiva da BMW, também melhorará a longevidade das baterias. “A legislação vai exigir ainda mais da vida útil das baterias. Por exemplo, nos Estados Unidos será exigido um rendimento mínimo de 80% após 10 anos. Temos um desempenho melhor do que isso”.
Leia ainda: BMW confirma um i4 mais barato
As novas baterias, desenvolvidas em colaboração com as empresas CATL e EVE Energy, estrearão em 2025 nos modelos da nova plataforma Neue Klasse, uma arquitetura especialmente otimizada para a nova geração de modelos elétricos BMW.

As baterias Gen6 estarão igualmente disponíveis nos modelos da Mini e Rolls Royce. Contudo, a sua estreia está prevista para os próximos BMW Série 3 (i3) e X3 (iX3), que começarão a ser produzidos em Debrecen (Hungria) em 2025.