A atual gama i4 da BMW compreende apenas duas versões, eDrive40 e M50, de 340cv e 544cv, respetivamente. Mas prepara-se agora para ganhar uma nova versão, menos potente e com uma bateria mais pequena, o BMW i4 eDrive35.
O eDrive35 tornar-se-à assim na versão de acesso à gama i4, logo abaixo do eDrive40. Contará com um único motor elétrico montado no eixo traseiro, uma bateria de menor capacidade e uma autonomia próxima dos 500 km no ciclo WLTP.
Uma bateria útil de 66 kWh
Esta nova versão vai dispor de uma bateria de iões de lítio com uma capacidade útil de 66 kWh (70,2 kWh no total). Em comparação, o eDrive40 e o M50 possuem uma bateria útil de 80,7 kWh.

O motor elétrico localizado no eixo traseiro é semelhante ao que vemos nas outras versões do i4 e no impressionante iX SUV. Desenvolve aqui 210 kW (285 cv) e 400 Nm de binário máximo. Dados suficientes para que o eDrive35 faça o 0 aos 100 km/h em 6 segundos.
Uma bateria menor implica logicamente menos autonomia. Mesmo assim, a BMW calcula que no ciclo WLTP, o i4 eDrive35 alcance 490 km de autonomia. Quanto ao carregamento, o i4 ainda é compatível com carregamento rápido de 180 kW em corrente contínua e em corrente alternada (doméstica) até 11 kW.
Leia ainda: Tecnológica portuguesa cria arte digital para a BMW
Em comparação, o eDrive40 de tração traseira oferece 340 cv e 590 km de autonomia WLTP, enquanto o M50 de tração integral e 544 cv tem uma autonomia de 520 km WLTP.
O preço ainda não foi divulgado, mas atendendo que o eDrive40 de 340 cv começa nos 62.000 euros e o M50 de 544 cv nos 74.500 euros, o i4 eDrive35 deverá custar entre 50.000 e 55.000 euros.
Leia ainda: Portugal passa a ter cinco BMW Edrive Zones
A produção está prevista arrancar no quarto trimestre do ano, pelo que as primeiras entregas apenas deverão acontecer nas últimas semanas do ano ou mesmo no início de 2023.