A 130 km/h, as coisas mudam…
A forma como os carros elétricos consomem energia é completamente diferente da dos carros a gasolina e gasóleo, onde o menor consumo de combustível é alcançado a uma velocidade de cruzeiro em estrada ou autoestrada.
Com os carros elétricos é ao contrário: em cidade, sem influência da aerodinâmica e com múltiplas travagens e desacelerações, o carro elétrico está no cenário perfeito, recuperando energia de forma continua. Uma velocidade continua de 130 km/h é o pior inimigo de um carro elétrico.
Não só porque a aerodinâmica é um grande empecilho – especialmente no caso dos SUV e crossovers – mas também porque não consegue recuperar energia. De facto, os quilómetros anunciados de acordo com o ciclo combinado WLTP são sempre superiores aos aprovados em autestrada.
Se vai utilizar o carro elétrico para viagens longas, é muito interessante saber qual autonomia real que oferece em autoestrada. A pensar nisso, a Auto Bild realizou uma experiência interessante.
Testaram 36 carros elétricos, esgotando as baterias a uma velocidade continua de 130 km/h. Uma velocidade comum em autoestrada, especialmente em países como Alemanha ou França. Mesmo em Portugal, uma parte importante dos condutores circula a mais de 120 km/h em autoestrada, mesmo que isso signifique ultrapassar um pouco os limites por lei.
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O objetivo da medição foi a de verificar a real autonomia do carro elétrico nestas condições específicas, e compará-la com os dados aprovados.
Apenas 7 dos 36 carros conseguiram perder menos de 30% de autonomia em relação ao valor WLTP combinado, e nenhum veículo conseguiu ultrapassar 500 km de autonomia em condições de condução realistas: o Mercedes EQS 450+ 4MATIC foi o que ficou mais próximo, com 482 km.
Em média, os 36 carros analisados perderam 35% (aproximadamente) da autonomia em relação à homologação em ciclo combinado.
Confira os resultados dos elétricos testados:
Mazda MX-30 | 140 km |
Honda e | 153 km |
Peugeot e-Rifter | 164 km |
Opel Combo e-Life | 171 km |
Mercedes EQB 350 | 200 km |
Volkswagen ID.3 Pro 150 kW | 216 km |
Volvo XC-40 Recarga | 227 km |
Mercedes EQA 250 | 222 km |
Cupra Born 170 kW | 226 km |
El Opel Zafira e-Life M | 250 km |
Polestar 2 DM LR | 258 km |
Hyundai Ioniq 5 | 261 km |
Renault Mégane E-Tech | 268 km |
Mercedes EQV | 273 km |
Kia e-Soul | 280 km |
Hyundai Ioniq 5 4×4 | 290 km |
Renault Zoe E-Tech | 292 km |
BMW i4 M50 | 299 km |
Tesla Model Y | 304 km |
Kia EV6 | 305 km |
Skoda Enyaq iV80 | 318 km |
Audi Q4 e-tron 40 | 326 km |
Volkswagen ID.4 Pro | 328 km |
Génesis GV60 | 330 km |
Volkswagen ID.4 GTX | 332 km |
Porsche Taycan Turbo S | 336 km |
Ford Mach-E GT | 337 km |
Volkswagen ID.5 Pro Performance | 340 km |
Hyundai Kona Electric | 336 km |
Tesla Model 3 | 363 km |
Audi RS e-tron GT | 367 km |
Polestar 2 SM LR | 374 km |
Mercedes EQE 350+ | 423 km |
Génesis G80 Electrified | 427 km |
BMW iX xDrive 50 | 434 km |
Mercedes EQS 450+ | 482 km |