A Alfa Romeo tem novo SUV. Chama-se Milano, é compacto (posicionado abaixo do Tonale) e apresenta-se como o primeiro modelo totalmente elétrico da marca italiana. As encomendas arrancam em maio.
O modelo que se destina a ocupar o espaço deixado vago pelo Giulietta e Mito utiliza a mesma plataforma do Jeep Avenger e do Fiat 600 e está disponível na configuração “ibrida” e “elettrica”, esta última com duas variantes de potência com 156 cv e uma autonomia até 410 km, e a mais desportiva “Veloce” de 240 cv (a mesma solução do Abarth 600e).
Com 4,17 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,5 m de altura, o Milano é 134 mm mais curto do que o Peugeot 2008, por exemplo, pretende ser uma reinterpretação das linhas estilísticas típicas da marca, destacando-se o desenho agressivo do conjunto, sem esquecer a icónica “cauda truncada”, uma referência ao lendário Giulia TZ.
Leia ainda: Eletrificação fica para depois. Alfa Romeo mantém motores V6
A versão elétrica conta com uma bateria de 54 kWh e está disponível em duas versões de potência – 156 ou 240cv. Especificamente, na versão de 156 cv, a bateria de iões de lítio assegura 410 quilómetros de autonomia no ciclo WLTP ou 590 quilómetros no ciclo urbano.
O carregamento pode ser feito nas estações de carregamento rápido DC de 100 kW, onde são necessários menos de 30 minutos para carregar a bateria de 10 a 80%.
Leia ainda: Alfa Romeo lança projeto Certified, ‘uma nova era para os veículos usados’
Já a versão Ibrida pode ter tração dianteira ou tração integral Q4. Adota uma arquitetura híbrida 48-V Hybrid VGT com 136 cv. O motor de combustão interna é um propulsor com três cilindros e 1.2 litros (o conhecido motor 1.2 Puretech). A componente elétrica é composta por uma bateria de iões de lítio de 48 Volts e um motor elétrico de 21 kW integrado na caixa de dupla embraiagem de 6 velocidades.
No lançamento, estará disponível a edição especial Milano Speciale, disponível com as motorizações IBRIDA (136 cv) e ELETTRICA (156 cv) e distingue-se pelo equipamento de série, onde se inclui o emblema “Progresso”, os acabamentos desportivos mate com apontamentos no novo e já icónico vermelho Arese e as jantes de liga leve de 18″ “Petali”.