Foram necessários apenas 27 minutos para a Xiaomi, empresa mais conhecida pelos seus smartphones, garantir 50 mil negócios de venda e sinalização para o seu primeiro carro elétrico, o SU7.
O modelo, considerado como o maior concorrente do Tesla Model 3, por exemplo, terá um preço de venda ao público de 215.900 yuan (27.667 euros) para o modelo de entrada e 299.900 yuan (38.432 euros) para o chamado Max. ”É 30.000 yuan (3.851 euros) mais barato do que o Model 3 da Tesla”, afirmou na apresentação o fundador da empresa, Lei Jun.
Estará disponível em três opções, “Standard”, “Pro” e “Max”, que se diferenciam não só por ligeiras alterações estéticas, mas também pelo número de motores, baterias, ou elementos como um spoiler traseiro ativo e travões de elevado desempenho.
A versão de entrada terá um motor traseiro de 295cv que lhe permite alcançar uma velocidade máxima de 210 km/h. A versão SU7 Max utiliza uma bateria fabricada pela CATL, que alimenta um sistema de dois motores e tração integral, com potência de 495 kW (664cv) para uma velocidade máxima limitada de 265 km/h.
Esta última é capaz de uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2,78 segundos. A autonomia, por seu turno, varia entre os 700 e os 810 km, dependendo da versão escolhida.
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O SU7 terá como base uma arquitetura de 800V, o que significará uma redução de peso, e também a possibilidade de acesso a carregamento ultrarrápido, além de contar com extensos equipamentos tecnológicos, incluindo sistemas de condução autónoma.
Chegará à Europa?
A Xiaomi, que ainda não confirmou o lançamento do SU7 na Europa, tem previsto o lançamento de outros modelos em breve, com o objetivo de converter-se dentro de 15 a 20 anos num dos principais fabricantes de carros elétricos em termos globais.