A ofensiva “nostálgica” da Renault não vai ficar-se pelo regresso dos novos R5, R4 e Twingo, que regressará em 2026 com uma estética inspirada no modelo original da década de 90. A marca francesa prepara-se para inspirar-se no passado para outros modelos.
Se o R4 representa os anos 60, o R5 os anos 70 e o Twingo os anos 90, dois ícones dos anos 80 estão agora em estudo: o Fuego e a Espace.
Leia ainda: Novo Renault R5 será o carro mais rápido de produzir
O primeiro renasceria na forma de uma berlina com silhueta “coupé”, com uma carroçaria muito aerodinâmica, enquanto o segundo voltaria ao formato monovolume (o atual é um SUV derivado do Austral com três filas de bancos).
«Estamos a contemplar [o regresso da Espace]. Tecnicamente penso que é possível, mas depois disso teríamos de considerar se os clientes europeus aceitariam uma monovolume”, afirmou recentemente Olivier Brosse, chefe global da plataforma AmpR Medium, em declarações à Autocar.
Leia ainda: Novo Renault 5 surpreende nos detalhes. Tem até um porta-baguetes!
«Penso que um problema técnico que temos é que quando o carro ultrapassa as 2,0-2,2 toneladas, do ponto de vista técnico é obrigatório que tenha tração traseira. “As plataformas de veículos elétricos trazem uma série de benefícios […] e, do ponto de vista do design, dão-nos muito mais liberdade”, acrescentou.
A ofensiva de modelos nostálgicos vai estender-se igualmente aos comerciais. Para já está confirmado que o R4 receberá uma versão de “trabalho” em 2025, que certamente recuperará o nome Express.
Por outro lado, o furgão compacto que está a ser desenvolvido através da Flexis (joint venture com o Grupo Volvo e a CMA CGM) poderá recuperar o nome Estafette.