O novo SUV elétrico da Ford, o Explorer, já está disponível em Portugal, com preços a partir de 49.066 euros com campanha de lançamento (53 mil euros sem campanha). Tem uma potência de 286cv e uma autonomia anunciada para até 602 km.
O preço é apenas 6 mil euros abaixo da versão de acesso do Mustang Mach-E com 370 km de autonomia (atualmente com preços a partir dos 55 mil euros – com campanha), que tem um posicionamento acima, tornando-se desta forma o seu principal “adversário”.
O novo modelo, que partilha plataforma com o Volkswagen ID.4, entre outros modelos, com dimensões abaixo do Kuga, por exemplo, tem opção de tração traseira (RWD) ou tração integral (AWD). Ambas utilizam uma bateria de iões de lítio, níquel-manganês-cobalto (NMC) de 77 kWh, que alimenta um único motor.
O carregamento de 10 a 80 por cento demora aproximadamente 26 minutos, 5 utilizando um carregamento rápido de até 185 kW DC para a versão AWD. É possível carregar em mais de 600.000 pontos de carregamento 6 da BlueOval Charge Network, utilizando para o efeito a aplicação FordPass 7 ou a inovadora tecnologia Plug & Charge. Estes incluem postos de carregamento de alta potência da IONITY – um consórcio do qual a Ford é membro fundador – e da Allego, com quem a Ford anunciou hoje uma parceria para a introdução de carregadores ultra rápidos nos concessionários Ford.
Leia ainda: Ford e M-Sport criam Ranger para o alcatrão
O Explorer é capaz de acelerar em 5,3 segundos pela versão AWD. O Explorer AWD também pode rebocar até 1.200 kg.
Estão disponíveis dois níveis de equipamento, Explorer e Premium. Ambos incluem o sistema de infotainment SYNC Move, com um ecrã tátil central ajustável de 14,6 polegadas, que pode ser levantado e baixado num arco superior a 30 graus.
Também de série são o volante e os bancos dianteiros aquecidos, o banco do condutor com função massagem, o carregamento de telemóvel sem fios e os bancos desportivos com apoios de cabeça integrados.
A especificação Explorer Premium acrescenta um sistema de som B&O com 10 altifalantes e iluminação interior ambiente, para manter o espírito elevado, mesmo em viagens semelhantes à que a Lexie acabou de realizar, bem como uma atualização aos característicos faróis do Explorer, em LED com máximos automáticos, para um sistema Dynamic Matrix LED, igualmente sem encandeamento.
O preço da versão com autonomia alargada começa nos 49.066 euros com campanha de lançamento (53 mil euros sem campanha) para a versão Explorer, ao passo que a versão mais equipada está disponível a partir de 52.136 euros (preço com campanha). Mais tarde será lançada uma versão com bateria de autonomia standard.