O primeiro carro elétrico da Xiaomi tem feito correr muita tinta. Não em vão, é a primeira incursão de uma gigante dos telemóveis no mundo automóvel (embora, com a ajuda do fabricante chinês BAIC como parceiro) e com um produto que despertou rapidamente as atenções.
Algo justificado com os números que apresenta (alcança os 265 km/h e acelera de 0 a 100 em 2,8 segundos), as suas capacidades como carro elétrico – especialmente porque anuncia uma autonomia máxima de 810 km – e também o preço competitivo no mercado chinês: 27.667 euros.
O resultado é por demais evidente: mais de 50 mil encomendas em apenas 24 horas e uma previsão de entrega dos primeiros 10.000 carros no próximo mês de junho (o objetivo para todo o ano de 2024 seria entregar 100.000 carros).
A grande questão que se colocou desde o lançamento era se este modelo chegaria à Europa. Pois bem, não só está oficialmente confirmado que o Xiaomi SU7 vai ser comercializado na Europa, mas também que vai chegar ainda no decorrer deste ano de 2024.
Para já o lançamento em Espanha foi já confirmado por Borja Gómez Carrillo, Country Manager da Xiaomi Iberia, em declarações à revista espanhola Computer Hoy.
Leia ainda: Xpeng chega a Portugal ainda este ano
O SU7, de resto, está disponível na China com três opções, “Standard”, “Pro” e “Max”, que se diferenciam não só por ligeiras alterações estéticas, mas também pelo número de motores, baterias, ou elementos como um spoiler traseiro ativo e travões de elevado desempenho.
A versão de entrada, com motor traseiro de 295cv, alcança uma velocidade máxima de 210 km/h. A versão SU7 Max utiliza uma bateria fabricada pela CATL, que alimenta um sistema de dois motores e tração integral, com potência de 664cv para uma velocidade máxima limitada de 265 km/h.
Esta última é capaz de uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2,78 segundos. A autonomia, por seu turno, varia entre os 700 e os 810 km, dependendo da versão escolhida.
A Xiaomi, de resto, tem previsto o lançamento de outros modelos em breve, com o objetivo de converter-se dentro de 15 a 20 anos num dos principais fabricantes de carros elétricos em termos globais.