A Alfa Romeo confirmou que vai continuar a utilizar motores V6 apesar da introdução da norma de emissões Euro 7 em 2025. Uma decisão que segue no sentido inverso da BMW M, Audi Sport e Mercedes-AMG, que avançam a todo o vapor para a eletrificação (e redução do número de cilindros…) dos motores das suas versões de alta performance.

Jean-Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo, foi o responsável por confirmar esta decisão, que, naturalmente, é música para os entusiastas da marca italiana e dos motores de combustão mais “puros”. O responsável não entrou em detalhes sobre a utilização que estes motores terão a curto e médio prazo. No entanto, ficou claro que eles terão “aplicações futuras”. Portanto, é claro que a Alfa Romeo vai continuar a utilizar motores V6.
Leia ainda: Alfa Romeo anuncia cinco modelos elétricos…mas alerta que não serão baratos
Quando questionado diretamente se o motor V6 seria utilizado no futuro, o líder máximo da Alfa Romeo respondeu de forma direta e perentória: “A resposta é sim, porque aguardo o resultado das propostas Euro 7 deste ano. “Gostaria que algo que estivesse em conformidade com o novo regulamento fosse interessante.”

O motor V6 de 2,9 litros que debita mais de 500cv é utilizado nas versões Quadrifoglio do Giulia e Stelvio, mas também na mais recente “bomba” da marca italiana, o novo 33 Stradale, um desportivo de produção limitada.