Praticamente todos os híbridos plug-in estão associados a um motor a gasolina, pois são mais baratos de fabricar do que o motor a gasóleo. Contudo, num passado não muito distante houve vários fabricantes, como a Peugeot ou a Volvo, por exemplo, que desenvolveram e construíram PHEV com reforços térmicos alimentados a diesel, embora no final acabassem por abandonar esta combinação por não ser rentável.
Atualmente, só a Mercedes-Benz conta com uma tecnologia que mistura o melhor de dois mundos: a eficiência do motor a gasóleo com as facilidades ou vantagens de mobilidade oferecidas atualmente por uma bateria de grande capacidade que permite percorrer muitos quilómetros em modo elétrico (ou seja, sem consumir uma gota de combustível).

A última novidade com este conceito mecânico é o C 300de, uma versão do moderno Classe C (W206) que também está à venda em formato carrinha. Esta berlina caracteriza-se por ser o único da categoria que pode ser PHEV e diesel ao mesmo tempo. Porém, tem uma versão equivalente a gasolina, denominada C 300e, a debitar exatamente a mesma potência: 313cv.
Mais de 100 km de autonomia elétrica, um consumo médio insignificante e quase 200cv se a bateria acabar… por 69.900 euros
Com um preço que começa nos 69.900 euros, o Classe C 300 não é barato, especialmente quando comparado com alguns elétricos. Aliás, é um preço que obriga a fazer muitos quilómetros para compensar de alguma forma o investimento.
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A bagageira não é propriamente ampla: 315 litros. A carrinha tem 360 litros, mas também é 1.850 euros mais cara.

A mecânica híbrida do C 300 é composta por um motor térmico de 197 cv (como o usado no C 220 d) alimentado por um depósito de 50 litros e um elétrico de 129 cv alimentado por uma bateria de 25,4 kWh. Algo que lhe permite uma autonomia em modo elétrico de até 113 km. Além disso, admite 11 kW em corrente alternada e 55 em corrente contínua. A autonomia conjunta pode ultrapassar os 1.000 km.
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Por outro lado, é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,2 segundos com resposta instantânea (o atraso no funcionamento do turbocompressor é fornecido pelo acionamento elétrico) ou atingir uma velocidade máxima de 243 km/h, além de um consumo médio de combustível de 0,4 l/100 km.
Claro que nos primeiros 100 km, a partir do momento em que a bateria acaba, só funciona o motor diesel, que terá de arrastar os cerca de 200 kg que supõe este acumulador de energia “vazio”. Ainda assim, nestas condições, estão disponíveis 440 Nm de binário e um consumo que não deve ultrapassar os 6 l/100 km.

A gama híbrida a gasóleo não se fica apenas pelo Classe C 300de. A mesma solução mecânica está igualmente disponível no SUV GLC (GLC 300de – a partir de 81.300 euros) e também no Classe E.