A Salvador Caetano Auto anunciou que chegou a um acordo estratégico para importação e distribuição da marca chinesa XPENG para Portugal e Espanha. A comercialização dos carros elétricos Xpeng irá ocorrer já em 2024.
Em comunicado, a Salvador Caetano Auto refere que a Xpeng, fundada em 2014, “aposta na utilização de tecnologias inteligentes como ponto de viragem para a mobilidade do futuro”.

“Estamos muito orgulhosos de ter a Salvador Caetano como nosso parceiro estratégico em Espanha e Portugal, mercados muito importantes para a Xpeng”, refere Dr. Brian Hongdi Gu, vice-presidente do Conselho de Administração e presidente da Xpeng.
“A experiência internacional com longo histórico na distribuição de marcas na Europa, América do Sul e África, posiciona-a como a melhor escolha para garantir representação da Xpeng na Península Ibérica, bem como explorar futuras parcerias”, sublinha Sérgio Ribeiro, Administrador Executivo da Salvador Caetano Auto & CEO Distribuição Automóvel Internacional, destaca a importância estratégica desta parceria: “Esta aliança estratégica estabelece as bases para uma parceria sólida entre a Xpeng e a Salvador Caetano Auto que nos permitirá oferecer rapidamente os automóveis elétricos tecnologicamente avançados da Xpeng no mercado da Península Ibérica, graças à implementação em cada mercado, com total foco nas necessidades dos nossos clientes.”

O lançamento da Xpeng reforça o catálogo da Salvador Caetano Auto que já lançou a BYD e já confirmou o lançamento em Portugal das marcas do grupo chinês Dongfeng Motor Corporation, a Voyah, a Dongfeng e a M-Hero, em Portugal e Espanha, também, em 2024.
A gama da Xpeng
A fabricante chinesa já tem à venda em quatro países europeus, Dinamarca, Noruega, Holanda e Suécia, dois modelos, o P7 e G9. Enquanto o primeiro está a meio caminho entre os segmentos D e E, competindo com o Tesla Model 3 e o Model S, o segundo é rival do Audi Q8 e-tron, BMW iX e Mercedes-Benz EQE SUV.

O P7 é uma berlina de 4,88 metros de comprimento, está disponível nas versões RWD Long Range (49.990 euros na Holanda), AWD Performance (59.990 euros na Holanda) e Wing Edition (69.990 euros na Holanda), que se distingue por ter portas com abertura tipo “borboleta”.
Leia ainda: As cinco marcas chinesas que estão a conquistar o mercado

Já o G9 é um luxuoso SUV de 4,89 metros de comprimento disponível com várias configurações mecânicas: RWD Standard Range (57.900 euros na Holanda), RWD Long Range (61.990 euros na Holanda) e AWD Performance (71.990 euros na Holanda).