O “Made in China” é uma tendência em expansão no mundo automóvel, uma tendência imparável que está a colocar algumas marcas do país asiático, até então desconhecido, no mapa dos construtores globais e a ameaçar o domínio dos construtores até aqui “dominantes” (leia-se europeias, japonesas e americanas).
Para se ter uma ideia, na China existem atualmente mais de 170 marcas de automóveis diferentes, mas nem todas têm capacidade (e interesse…) para aventurar-se nos mercados internacionais.
As que já entraram no mercado europeu, por exemplo, começam a ganhar protagonismo e a ver-se cada vez mais nas estradas. Fique com as cinco marcas chinesas que já começam a fazer “ruído”.
MG
A primeira é a MG, a marca de automóveis chinesa mais global, embora não seja oficialmente chinesa. A MG é uma marca de origem britânica com cerca de 100 anos de existência, mas desde 2006 que o nome pertence à chinesa SAIC, que é a atual proprietária e responsável pela sua rápida expansão.
Em 2022, a MG era a marca mais popular fora da China. O seu potencial baseia-se na capacidade de produzir carros elétricos atrativos e altamente competitivos para as economias mais desenvolvidas e em desenvolvimento. MG foi a quarta marca de BEV (veículos elétricos a bateria) mais vendida na Europa no primeiro semestre de 2023, muito à frente de outras grandes marcas tradicionais como Renault, Peugeot ou Hyundai.
Em Portugal, atualmente figura entre as 30 marcas mais vendidas, à frente de marcas como a Honda, Alfa Romeo, Lexus, Smart ou Jaguar. Em Espanha, lidera o mercado com o ZS a ser o modelo mais vendido.
A gama é abrangente e inclui diversos SUV elétricos, incluindo o ZS a gasolina, com preços a partir de 22.900 euros, e uma carrinha elétrica MG5.
BYD
A BYD ainda é pequena na Europa, mas ganhou espaço noutras regiões. É uma das marcas que mais cresce no mundo, graças à sua vasta gama de carros híbridos plug-in e totalmente elétricos.
Em Portugal, a BYD conta com uma gama composta por três modelos, mas prepara-se para reforçar a gama com mais quatro, com destaque para um compacto, o Dolphin, com preços a começar abaixo dos 30 mil euros.
GEELY/ZEEKR
É provavelmente a mais ocidental de todas as marcas chinesas, o que é explicado pelos fortes laços com outros fabricantes ocidentais que fazem parte do Grupo Geely (a Volvo, por exemplo), o que lhe permite ter acesso a plataformas e tecnologias competitivas que cumprem os padrões europeus e norte-americanos.
Os carros Geely, nos segmentos principais, e Zeekr, nos segmentos topo de gama, podem beneficiar de uma vasta gama de berlinas e SUV que já vendem muito bem em países como a Rússia (quarta marca de automóveis de passageiros mais vendida até ao primeiro semestre de 2023).
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Na Europa, já foi confirmado que a gama será reforçada com um novo modelo elétrico, o terceiro da gama, modelo já anunciado e avançado desde o início deste ano com o nome Zeekr X.
NIO
Considerada por muitos como a “Tesla chinesa”, a Nio conta com uma ampla gama de modelos, todos no segmento Premium e elevada tecnologia e performance. Os preços acompanham o posicionamento Premium. Para já, anunciou mais três modelos, que prometem fazer mossa: o ET5, ET7 e ES7.
O seu enorme potencial reside na tecnologia (desempenho da bateria), nos recursos de software e no cronograma de substituição da bateria. Os preços e a lenta expansão em termos de mercados são o seu maior entrave para ganhar maior relevo na Europa, por exemplo.
BAOJUN/WULING
A Baoujun e a Wuling são propriedade da SAIC-GM-Wuling, parceria estabelecida entre a SAIC Motor da China e a General Motors dos Estados Unidos, e posicionam-se como marcas competitivas e de baixo custo. São as Dacia da China, graças aos seus produtos simples, mas atraentes, baratos de comprar e manter.
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A fórmula é simples: os modelos utilizam o nome da marca mais global do grupo: Chevrolet. Desta forma, conquista o mercado de forma mais fácil e rápida em regiões como América Latina, Oriente Médio e África.
Contudo, apesar do potencial, estas marcas enfrentam o maior desafio: a má reputação dos produtos chineses no Ocidente, algo que exigirá muito dinheiro e tempo para mudar as ideias pré-concebidas.
Outras marcas chinesas:
XPeng Motors: A XPeng Motors é outro fabricante de elétricos que se concentra em elétricos de alta tecnologia e conectividade.
Changan Automobile: A Changan é uma das marcas mais antigas da China e produz uma ampla variedade de veículos, incluindo compactos, SUV e veículos comerciais.
Li Auto: A Li Auto é uma marca chinesa especializada veículos elétricos híbridos plug-in.
WM Motor: A WM Motor é um fabricante que concentra-se em SUV e veículos elétricos de elevada qualidade.