A ofensiva das marcas chinesas na Europa continua imparável. Airways, BYD, Chery, Denza, Geely, Hongqi, Lynk & Co, Maxus, MG, NIO, Ora, Voyah, WEY, XPeng, Zeekr… São cada vez mais os construtores oriundos do país asiático que anunciam planos de expansão para o Velho continente. A última é a HiPhi, especializada em veículos elétricos Premium.
A empresa, pertencente à Human Horizons e que existe há apenas quatro anos, tem lançamento na Europa previsto para o último trimestre do ano, com os modelos HiPhi X e HiPhi Z… assim como um novo modelo de acesso.
Mark Stanton, CTO da HiPhi e antigo responsável da Jaguar Land Rover, confirmou que o novo modelo estará assente na mesma plataforma que os restantes modelos, embora seja menor e mais acessível, mantendo a abordagem vanguardista e premium que a empresa quer imprimir em todas as suas criações.
Conhecido como HiPhi Y, o terceiro modelo da gama será revelado oficialmente no Shanghai Auto Show, em abril. “Vamos introduzir carros relativamente mais baratos e mais modelos produzidos em massa. Os nossos dois primeiros produtos são veículos sofisticados que ancoraram a nossa marca no nível premium”.
HiPhi Y será revelado em abril
Não será propriamente um “carro barato” e também não serão fabricados “milhões e milhões” de unidades, mas será um produto mais acessível que o X e Z. “Os dois primeiros modelos são carros bastante grandes, que se encaixam perfeitamente bem na China, mas não necessariamente em outras partes do mundo”, explicou Stanton.
O HiPhi X é um SUV de grandes dimensões com espaço para seis ocupantes (2+2+2) e portas traseiras com abertura dividida. A superior, que inclui parte do tejadilho e a janela, abre para cima, tipo “asa de gaivota”, enquanto a inferior abre de forma invertida. Está equipado com baterias de 96 kWh de capacidade, para uma autonomia de 630 km (no ciclo CLTC).
Embora também seja um SUV, o HiPhi Z afasta-se do mundo dos SUV para adotar uma abordagem mais próxima de um grand tourer. A linguagem estética é ainda mais radical, estando disponível nas versões de tração traseira (300cv, 410 Nm) e total (600cv, 820 Nm), sendo capaz de cumprir os 0-100 km/h em apenas 3,8 segundos na versão mais potente.
A bateria de 120 kWh oferece uma autonomia máxima de 705 km (no ciclo chinês CLTC).