A Xpeng é a próxima marca chinesa a ser lançada em Portugal. A confirmação foi dada pela Salvador Caetano Auto, que já representa a chinesa BYD e já confirmou o lançamento em Portugal das marcas do grupo chinês Dongfeng Motor Corporation, a Voyah, a Dongfeng e a M-Hero, que vai assumir a importação e distribuição da marca chinesa para Portugal e Espanha. As vendas arrancam ainda no decorrer de 2024.
No lançamento, a marca fundada em 2014 vai disponibilizar quatro modelos, todos elétricos, dois dos quais já à venda em quatro países europeus, nomeadamente Dinamarca, Noruega, Holanda e Suécia.
O modelo de acesso dá pelo nome de G3i, originalmente conhecido como G3. É um SUV compacto com 4,49 metros de comprimento, disponível apenas com motor de 197 cv e 300 Nm, associado a uma bateria de 66 kWh e autonomia de 420 quilómetros.
O Xpeng G9 é um SUV topo de gama que chega a 4,89 metros de comprimento e tem capacidade de carga de 660 litros. É proposto com dois níveis de potência: 313 e 551cv. O primeiro pode ser combinado com baterias de 78 kWh e 98 kWh, para oferecer autonomias entre 460 e 570 km, respetivamente.
A versão mais potente só está disponível com bateria de 98 kWh e tem autonomia para 520 quilómetros.
Leia ainda: As cinco marcas chinesas que estão a conquistar o mercado
Passando para as berlinas, existem dois modelos. O Xpeng P5 é o pequeno, embora com um comprimento de 4,80 metros. A mecânica limita-se a um motor de 211cv, bateria de 66 kWh e 465 quilómetros de autonomia.
Acima deste está o Xpeng P7, modelo de 4,88 metros de comprimento com duas versões. O de 276cv utiliza uma bateria de 86 kWh com a qual oferece 576 km de autonomia. A versão superior, com 473 cv e com a mesma bateria, oferece 505 km de autonomia.
Além disso, a Xpeng já anunciou que vai lançar uma nova submarca mais acessível, com modelos de entrada abaixo dos 20.000 euros.