A Porsche renovou de forma profunda o icónico 911. O novo 911 Carrera GTS é o primeiro 911 homologado para estrada com um sistema híbrido de baixo peso e focado na performance. A nova motorização, com 3,6 litros, proporciona uma performance significativamente melhorada. O 911 Carrera GTS Coupé acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,0 segundos e atinge uma velocidade máxima de 312 km/h. O 911 Carrera também estará disponível neste lançamento. Este é alimentado pelo renovado motor boxer de 3,0 litros biturbo que apresenta um incremento de potência face ao antecessor.
O sistema T-Hybrid tem um turbocompressor elétrico de gases de escape recém desenvolvido. Um motor elétrico integrado, colocado entre o compressor e a roda da turbina, acelera de forma instantânea o turbocompressor. Desta forma, cria pressão de forma imediata. O motor elétrico no turbocompressor de gases de escape também funciona como um gerador. Este permite gerar até 11 kW (15 CV) de energia elétrica. Esta energia é extraída do fluxo de gases de escape.
O turbocompressor elétrico sem válvula de escape permite a utilização de apenas um turbocompressor em detrimento de dois como no antecessor, o que assegura uma entrega de potência mais dinâmica e reativa.
A motorização inclui também um motor síncrono de interação permanente integrado
na nova caixa de dupla embraiagem de oito velocidades (PDK). Mesmo ao ralenti, apoia o motor boxer com um binário adicional de até 150 Nm e fornece um aumento de potência de até 40 kW. A Porsche associa os dois motores elétricos a uma bateria de alta tensão de baixo peso e compacta. Esta corresponde em tamanho e peso a uma bateria convencional de 12 volts, mas armazena até 1,9 kWh de energia (bruto) e funciona com uma tensão de 400V. Para um peso total otimizado, a Porsche instalou uma bateria de iões de lítio de 12V de baixo peso para o sistema elétrico de bordo.
O coração do sistema T-Hybrid é um novo motor boxer de 3,6 litros. O sistema de alta tensão permite que o compressor de ar condicionado seja alimentado de forma elétrica e que a transmissão por correia seja omitida, o que torna o motor muito mais compacto. Isto cria espaço na parte superior da motorização para o inversor e o conversor DC-DC. Um diâmetro alargado de 97 mm e um curso aumentado para 81 mm aumentam a cilindrada em 0,6 litros em comparação com o antecessor. O motor tem controlo da árvore de cames VarioCam e um comando de válvulas com balancins. Esta solução mantém a relação ideal de mistura de combustível e ar em todo o mapa (lambda = 1).
Mesmo sem assistência elétrica, o motor boxer debita 357 kW (485 CV) e 570 Nm de binário. No total, a potência combinada da motorização é de 398 kW (541 CV) e 610 Nm. Face ao antecessor, o aumento de potência é de 45 kW (61 CV). O novo 911 Carrera GTS também supera o antecessor na aceleração dos 0 aos 100 km/h, em especial no arranque. O aumento de peso em relação ao antecessor é de apenas 50 kg.
“Desenvolvemos e testámos uma grande variedade de ideias e abordagens para chegar ao sistema híbrido que se adapta na perfeição ao 911. O resultado é um sistema único que se enquadra no conceito global do 911 e melhora significativamente a performance”, afirma Frank Moser, Vice President Model Lines 911 and 718.
O 911 Carrera continua a estar equipado com um motor boxer de 3,0 litros biturbo, também alvo de uma renovação profunda. Entre outras alterações, adotou o intercooler dos modelos Turbo, que está agora instalado sob a grelha da tampa traseira, na parte superior do motor. Os turbos do novo 911 Carrera são os mesmos que estavam reservados para os modelos GTS antecessores. Com estas modificações, a Porsche consegue uma redução das emissões, mas também um aumento de potência para 290 kW (394 CV) e um aumento de binário máximo para 450 Nm.
O novo 911 Carrera Coupé vai dos 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos (3,9 segundos com o Pacote Sport Chrono) e atinge uma velocidade máxima de 294 km/h. Em comparação com o antecessor, estes valores de performance representam uma melhoria de 0,1 segundos e 1 km/h, respetivamente.
Por fora, o 911 ganhou novos para-choques, específicos para cada modelo. Pela primeira vez, o Porsche 911 integra todas as funções de iluminação nos faróis em LED Matrix, de série, com a característica iluminação de quatro pontos, o que permitiu criar entradas de ar de maiores dimensões na dianteira.
Nos modelos 911 Carrera GTS, a secção dianteira possui cinco flaps de refrigeração ativa dispostos na vertical, visíveis do exterior, e um flap oculto de cada lado. Pela primeira vez no 911, estes elementos são complementados por difusores dianteiros adaptativos na secção inferior da carroçaria, que são controlados em conjunto com as lamelas de refrigeração.
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Atrás, foi redesenhada a faixa de luz traseira com um arco integrado e o logótipo ‘PORSCHE’. A grelha traseira com cinco lamelas de cada lado, também redesenhada, conecta-se ao óculo traseiro para formar uma unidade gráfica que se funde com a asa traseira retrátil e a matrícula está posicionada mais acima.
No interior, o novo 911 foi projetado como um veículo de dois lugares de série (a configuração de 2+2 está disponível como opção, sem custos adicionais), e conta, pela primeira vez, com um painel de instrumentos digital. O ecrã curvo de 12,6 polegadas enquadra-se de forma elegante no novo conceito de controlo e visualização e pode ser personalizado de forma extensiva. Oferece até sete opções de visualização, incluindo uma opção Classic exclusiva inspirada no design de cinco tubos com conta-rotações ao centro.
Já disponível para encomenda a partir de 160.540 euros
O novo 911 Carrera já pode ser encomendado como Coupé e Cabriolet com tração traseira. O 911 Carrera GTS está disponível também com tração integral e a variante Targa (em exclusivo com tração integral). Todas as variantes estão equipadas de série com a Porsche Doppelkupplung (PDK).
A Porsche oferece o novo 911 Carrera na variante coupé com um preço a começar nos 160.540 euros. Já o 911 Carrera GTS Coupé começa nos 213.550 euros. Por fim, o início das entregas tem início no final do verão para o 911 Carrera e no final de 2024 para o Carrera GTS.