Costuma-se dizer que há carros que duram uma vida. A verdade é que a longevidade de um automóvel depende muito da utilização e do cuidado com a sua manutenção, mas existem modelos que parecem ter sido feitos para durar mais que outros.
Uma boa forma de evitar escolher um modelo mais propenso a dar-lhe dores de cabeça por causa de avarias e outros problemas mecânicos ou de qualidade de construção é recorrer aos índices de fiabilidade.
Leia ainda: Três carros elétricos usados que são uma compra fiável
Também é verdade que há carros e motores que saíram da linha de produção tendo entre as suas principais qualidades uma grande resistência ao desgaste.
A Mapfre reuniu dados e fez uma lista dos carros que conseguiram superar os 500 mil quilómetros.
Os carros que duram mais
A Mapfre reuniu dados e fez uma lista dos carros que conseguiram superar os 500 mil quilómetros. São os seguintes:
- Mercedes Classe E
- Peugeot 406
- Citroën Xantia
- Toyota Land Cruiser
- Mercedes Classe S
- Skoda Octavia
- Seat Toledo
- BMW Série 5
- Audi A6
- Mercedes Classe C
Nesta lista encontram-se modelos topo de gama e familiares. A maioria dos modelos, como o Toledo, o 406 ou o Xantia, já não são produzidos. São dados que confirmam a ideia de que os carros das décadas de 90, por exemplo, duravam mais em comparação com os modernos.
De destacar o facto de na lista aparecerem três modelos da Mercedes (Classe C, Classe E e Classe S), ao passo que a BMW conta apenas com o Série 5 e a Audi com o A6.
Os motores e sistemas elétricos e de combustível atuais são os componentes que mais sofrem com o uso. Especificamente, representam as três fontes mais comuns de avarias que os automóveis sofrem atualmente.