Os carros elétricos usados são uma ótima opção para quem pretende dar o salto para a eletrificação, mas ainda está relutante, ou não pretende gastar o dinheiro que custa um carro elétrico novo ou não têm certeza de que seja um investimento prático para utilização no dia a dia.
O mercado de usados é uma solução para ter acesso a um carro elétrico mais barato. Como acontece com qualquer outro carro usado, é importante avaliar a melhor solução, prestando especial atenção ao estado da bateria.
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Com o passar do tempo e do uso, as baterias dos elétricos perdem capacidade e degradam-se. Uma análise realizada pela Recurrent Auto, plataforma especializada na análise de carros elétricos usados, revela quais são as melhores opções para comprar por menos de 27 mil euros (30 mil dólares no estudo original).
Nissan Leaf
Tratando-se um dos primeiros elétricos, as versões mais modernas viram resolvidos todos os problemas de bateria e carregamento registados. Além disso, é barato de manter e fácil de utilizar. A versão 2022 resiste melhor a baixas temperaturas, segundo os engenheiros da Recurrent.
O ideal é optar por um Nissan Leaf desse ano, com bateria de 40 kWh. Em segunda mão, tem cerca de 272 quilómetros de autonomia no ciclo mais recente, o WLTP. É possível encontrar, no mercado de usados, unidades a partir dos 22 mil euros.
Tesla Model S
Seguindo a estratégia de redução de preços da Tesla, a Recurrent alerta que os seus modelos usados estão a registar a mesma tendência. É preciso procurar unidades do Model S entre 2012 e 2014 que, embora já estejam fora da garantia do fabricante, revelam ser fiáveis em termos de capacidade de bateria.
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Em segunda mão, apresentam uma autonomia máxima de 477 quilómetros. O truque extra é encontrar um Model S cujo proprietário já tenha substituído a bateria. É possível encontrar unidades à venda a partir de 21 mil euros, embora sejam unidades com mais de 200 mil km. As unidades com cerca de 100 mil km encontram-se por valores acima dos 27 mil euros.
BMW i3
Segundo a Recurrent, as melhores versões usadas são as de 2019 ou 2020. A autonomia é um pouco menor do que se poderia esperar, mas são carros fiáveis e dão uma boa sensação de condução. No ciclo WLTP, tem uma autonomia de cerca de 275 quilómetros.
É verdade que as capacidades e autonomias destes modelos usados são por vezes inferiores às das versões mais recentes, especialmente em unidades com alguns anos.
No mercado de usados, os preços variam entre os 19 e os 35 mil euros, dependendo das versões, equipamento e o número de quilómetros.