O objetivo no desenvolvimento da tecnologia elétrica já não passa apenas pelo aumento da autonomia, mas também pela rapidez de carregamento das baterias. E porquê? Simples: para aproximar o tempo de carregamento ao tempo de abastecimento de um carro a gasolina ou gasóleo.
Neste sentido, a Volvo decidiu investir na StoreDot, uma empresa israelita que está a trabalhar numa tecnologia pioneira para produzir baterias que podem carregar até 160 km de autonomia exclusivamente elétrica, em apenas 5 minutos.
A StoreDot pretende acelerar o tempo de comercialização da sua tecnologia e visa a produção em massa até 2024. A Volvo Cars é o primeiro fabricante de automóveis premium a investir na StoreDot.
“O nosso investimento na StoreDot encaixa perfeitamente nessa ambição e nos nossos objetivos de eletrificação, bem como na mobilidade livre de carbono. Estamos entusiasmados por fazer disto uma colaboração bem-sucedida para ambas as partes e trabalhar para trazer esta tecnologia inovadora para o mercado”, acrescenta.
Leia ainda: Que degradação da bateria tem um Kia elétrico depois de 100.000 km?
O desenvolvimento pioneiro de baterias da StoreDot está focado em torno de uma tecnologia única de ânodo dominante de silício e integração de software relacionado. O seu objetivo é desenvolver uma tecnologia de baterias de carregamento extremamente rápido, que se alinha estreitamente com a ambição da Volvo Cars de desenvolver automóveis elétricos com um alcance mais longo, carregamento mais rápido e custos mais baixos.
Nos próximos anos, a Volvo Cars planeia uma nova família de automóveis exclusivamente elétricos. A sua transição para a eletrificação total faz parte da sua ambição de se tornar uma empresa neutra para o clima até 2040, uma vez que trabalha para reduzir consistentemente as emissões de carbono em todo o seu negócio.