É inegável e apenas uma questão de tempo: as marcas chinesas estão a chegar paulatinamente à Europa, mas também a Portugal, onde algumas já começam a ganhar protagonismo.
O melhor exemplo é a MG, que começa a ter cada vez mais unidades a circular nas estradas lusas, mas também a BYD, que tem como representante a Salvador Caetano. Conheça os modelos e construtores chineses já disponíveis em Portugal.
Aiways U5 – A partir 40.569 euros
O U5 foi durante muito tempo o único modelo disponível da Aiways, que é representada em Portugal pelo grupo Astara, importador oficial da Mitsubishi, Kia, Fuso, Isuzu e Piaggio comercial. Está equipado com um motor de 204cv (150 kW) combinado com uma bateria de 63 kWh, que permite oferecer uma autonomia de 410 quilómetros.
Aiways U6 – A partir de 52.400 euros
O segundo modelo da marca é um SUV mais desportivo, de carroçaria compacta, com motor único de 218cv e uma autonomia de 400 quilómetros.
BYD Atto 3 – A partir de 38.990 euros
O compacto da marca chinesa está equipado com motor de 205 cv (150 kW) e 310 Nm. É capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,3 segundos. Utiliza uma bateria de 60,5 kWh para ter uma autonomia de 420 quilómetros.
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BYD Dolphin – A partir de 29.990 euros
O modelo mais acessível da marca representada em Portugal pela Salvador Caetano está disponível nas potências de 70 kW (95cv), 130 kW (177cv) e 150 kW (204cv). Os primeiros são combinados com bateria de 45 kWh e o terceiro com bateria de 60,4 kWh. Oferece até 427 quilómetros de autonomia.
BYD Han – A partir de 72.575 euros
A berlina topo de gama conta com dois motores, tração integral, potência de 517 cv (380 kW) e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. a bateria de 86,4 kWh oferece até 521 quilómetros de autonomia.
BYD Seal – A partir de 46.990 euros
A berlina, concorrente direta do Tesla Model 3, está disponível em diversos patamares de potência, de 204, 313 e 531cv de potência. Conta com baterias de 61,4 ou 82,5 kWh de capacidade e oferece autonomia para entre 550 e 700 quilómetros.
BYD Tang – A partir de 72.575 euros
Um SUV com um evidente foco no segmento mais “Premium”. Tem um motor de 490cv, tração integral e bateria de 82,8 kWh. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,4 segundos e uma autonomia de 500 quilómetros.
MG4 – A partir de 32.990 euros
O nome é inglês, mas o proprietário da marca MG é chinês e todo o desenvolvimento e produção é feito na China. O MG4 é o modelo mais recente e aquele que está a conquistar os europeus. Está disponível com duas opções de bateria, de 51 e de 64 kWh, e potências de 170, 204 e 435cv. A autonomia varia entre os de 350 e os 452 km, dependendo do tamanho da bateria.
MG5 – A partir de 37.790 euros
Esta carrinha elétrica está disponível com duas opções de bateria, de 50,3 e 61,1 kWh, e potências de 156 e 177cv. A autonomia supera os 400 km.
MG HS – A partir de 39.190 euros
O único modelo da MG com motor híbrido Plug-in. Combina por isso um motor a gasolina 1.5 Turbo e um motor elétrico para debitar uma potência combinada de 258cv. A bateria de 16,6 kWh permite oferecer uma autonomia em modo elétrico de 52 km.
MG Marvel R – A partir de 45.690 euros
Este SUV elétrico topo de gama tem na versão de acesso 180 cv, tração traseira, bateria de 70 kWh e autonomia para 402 quilómetros. A versão mais potente oferece 288cv, tração integral e 370 quilómetros de autonomia.
MG ZS – A partir de 22.790 euros
O mais acessível da gama MG está disponível com uma versão a gasolina 1.0 Turbo com 111cv e uma versão elétrica em duas opções de potência, de 156 e 177cv (440 e 320 km de autonomia, respetivamente).
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Maxus T90 – A partir de 65.000 euros (+IVA)
A primeira pick-up elétrica chega pela mão da chinesa Maxus, que já tem gama de comerciais elétricos. A T90 conta com um motor elétrico a debitar 177 cv e um binário de 310 Nm, alimentados por uma bateria com uma capacidade de 89 kWh. A autonomia anunciada é de 330 km em ciclo combinado, ou de 471 km em ciclo urbano (norma WLTP).