Uma das interrogações que é colocada por quem pretende comprar um carro elétrico, além da autonomia, tempos de carregamento e preço, é quanto tempo dura a bateria. Uma pergunta que aos poucos começa a ter resposta com o passar dos anos e dos quilómetros nas primeiras gerações. É o caso de um Kia Soul elétrico de 2015 que dá um vislumbre da durabilidade de um elétrico.
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Neste caso, o responsável por fazer o teste foi o youtuber norueguês Bjorn Nyland, que teve a oportunidade de analisar um Soul elétrico aos sete anos e com 100.000 quilómetros registados. Um número que já permite tirar algumas conclusões.
De referir que o Soul elétrico de segunda geração contava com uma bateria útil de 27 kWh e sistema de refrigeração ativa através de um sistema de circulação de ar que puxa ar do habitáculo.
De acordo com os testes realizados, dos 27 kWh originalmente disponíveis após 100.000 km o carro tem 17 kWh restantes. Algo que indica uma perda de 35% neste período de tempo, ou seja, ou seja, a autonomia real caiu para 100 quilómetros por carga (originalmente entre os 150 e os 200 km dependendo do tipo de condução). Uma figura bastante modesta, mas que permite ao proprietário continuar a usá-lo sem mais problemas do que a própria perda de autonomia.
De lembrar que este é um modelo das primeiras gerações. Nesta época, a tecnologia de baterias e a inclusão de sistemas de refrigeração mais eficientes tornaram possível oferecer carros que a priori deveriam ter menos degradação.
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Em conclusão, o proprietário deverá cuidar da bateria seguindo as regras básicas: não descarregar abaixo de 20%, não manter 100% por muito tempo e evitar, na medida do possível, os carregamentos rápidos. O calor é o inimigo da vida útil da bateria.
Outra conclusão, é que em todos os outros aspetos este Soul elétrico não apresentou problemas, portanto, a comprar um elétrico usado com alguns anos, é essencial realizar um teste de capacidade da bateria seja através de um diagnóstico na oficina, com leitor OBD, ou realizar um teste de autonomia de 100% a 20%.