O primeiro elétrico da Toyota e o primeiro da família “beyond Zero” (para além do zero), o bZ4X terá uma bateria que promete manter 90% da capacidade após dez anos de utilização.
Com uma bateria altamente durável como esta, o SUV elétrico que tem uma autonomia de 450 km deverá ainda manter uma autonomia de cerca de 400 km ao fim de uma década de vida.
Estes dados podem variar devido a circunstâncias como a utilização de carregamento rápido (a Toyota não divulga informação a este respeito) ou à manutenção neste período de tempo e à forma como o proprietário conduz.
O lançamento de uma bateria de longa durabilidade é uma excelente notícia, a vários níveis, uma vez que abre as portas para baterias mais potentes, cujo desenvolvimento e produção irão gerar menos impacto no meio ambiente.
Além disso, devido ao seu menor custo, poderá contribuir para a generalização dos veículos elétricos.
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O bZ4X contará, ainda, com climatização por bomba de calor e teto solar, em opção, solução que permitirá recarregar a bateria do veículo enquanto circula ou parado ao sol.
A Toyota afirma que este painel com células fotovoltaicas é capaz de acumular num ano energia suficiente para poder circular 1.800 quilómetros.
O SUV elétrico com tração dianteira é alimentado por um motor elétrico dianteiro com 204 cv, que permite uma aceleração dos 0-100 km/h em 8.4 segundos. O modelo com tração às 4 rodas debita 218 cv, com a aceleração dos 0 aos 100 km/h a ser cumprida em 7.7 segundos.
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Admite recarregamentos rápidos (até 150 kW), o que permitirá recuperar 80% da carga em apenas 30 minutos e a bateria está protegida com garantia de 10 anos ou 240.000 quilómetros, com a marca a assegurar 90% da capacidade.