Os híbridos plug-in (ou de ligar à tomada) combinam o melhor dos dois mundos: um motor de combustão interna auxiliado por um um motor elétrico, alimentado por uma bateria, que pode ser carregada à tomada doméstica, por exemplo.
Atualmente, a autonomia elétrica média de um híbrido Plug-in já supera os 50 kms, ultrapassando por isso a distância média diária de quilómetros do típico condutor europeu. Escolhemos os dez melhores híbridos de ligar à tomada da atualidade.
1. BMW Serie 3 330e
A condução é mais suave do que em qualquer PHEV convencional. E além de não afetar muito o meio ambiente, também não afetará sua carteira. Este Série 3 combina um motor de 4 cilindros em linha de 2.0 litros e um motor elétrico para alcançar uma potência combinada de 292 cv. E é um BMW, então obviamente todos aqueles cavalos vão diretamente para o eixo traseiro.
A autonomia elétrica é de pouco mais de 55 quilómetros. Mais do que suficiente para o ambiente urbano.
2. Mercedes-Benz Classe C C300e
A “pisar os calos” do Série 3, como sempre. O Mercedes-Benz Classe C é uma das melhores opções do mercado. Mas onde o primeiro é mais divertido de conduzir, o segundo coloca o conforto em primeiro lugar.
Combina um motor 2.0 de 4 cilindros em linha e e uma enorme bateria de 25,4 kWh para uma autonomia de quase 100 quilómetros. Ao todo, 316 cv de potência combinada.
3. Skoda Superb iV
Procura algo mais discreto? Bom, pare, porque aqui está a aposta da Skoda. O Superb iV inclui a mesma tecnologia híbrida plug-in que os outros primos do Grupo VAG, como o Passat GTE, mas a um preço significativamente mais baixo.
Anuncia pouco mais de 50 quilómetros em modo elétrico com uma bateria de 13 kWh, e mais de 800 quilómetros com o depósito cheio para alimentar o motor 1.4 TSi a gasolina.
4. Volvo XC40 T4 Twin Recharge
Um SUV compacto com estilo, qualidade e duas versões de 211 e 262cv. Está disponível em três níveis de equipamento distintos (Inscription Expression, Inscription e R-Design) e tem uma autonomia em modo elétrico anunciada de 51 km. Os preços começam abaixo dos 48 mil euros.
5. Hyundai Tucson Hybrid
Entre tantos SUV’s indefiníveis, iguais e enfadonhos, o Tucson destaca-se com um estilo pelo qual a Hyundai é conhecida. A começar pela enorme e ousada grelha que o distingue de todos os outros, mas também o formato estilo Coupé.
Em termos mecânicos, o motor turbo de 1,6 litros tem a ajuda de um motor elétrico de 44,2 kW para uma potência combinada de 230 cv. A autonomia é de 55 km.
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6. Land Rover Defender P400e
Um plug-in Land Rover Defender pode não ser a escolha certa para os puristas, mas é o que é. O motor turbo de 4 cilindros de 2.0 litros é combinado com um elétrico para uma potência máxima de 403 cv, nem mais, nem menos.
E, embora pese 2.525 kg, faz os 0 aos 100 km/h em 5,6 segundos. A bateria, por outro lado, permite uma autonomia elétrica de 43 quilómetros. Um Defender com muito espaço e muito poder para os amigos do ambiente.
7. BMW Série 5 530e
A bateria deste BMW Série 5 de 12 kWh alimenta um motor elétrico de 95cv até um máximo de 59 quilómetros. Enquanto isso, o motor a gasolina de 2.0 litros debita 291 cv e 420 Nm de binário. Números não desprezíveis, é claro.
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8. Peugeot 508 PSE SW
Impressiona pelo desenho agressivo, acompanhado por uma mecânica que combina um motor 4 cilindros de 1.6 litros em conjunto com os dois motores elétricos para oferecer algo como 359 cv e 520 Nm de binário. Uma conjugação que permite fazer os 0 aos 100 km/h em escassos 5,2 segundos.
Em modo elétrico, o 508 PSE SW é capaz de fazer 42 quilómetros (50 km na berlina). E, claro, se o futuro híbrido parece tão bom, modelos como este continua a ser lançados e muito mais se esperam.
9. Seat León e-Hybrid
A opção Seat é, para dizer, no mínimo, tentadora. O Leon e-Hybrid apresenta um preço muito mais baixo do que outros rivais mais ‘premium’, como o Audi A3 TFSIe, o Volkswagen Golf GTE ou o Mercedes A250e.
O motor a gasolina de 1,4 litros é auxiliado por uma bateria de 12,8 kWh e um motor elétrico de 85 kW para debitar 204 cv de potência e uma autonomia de 64 quilómetros. Nada mal, hein?
10. Ferrari SF90
Bem, nem todos querem modelos familiares e de baixo consumo. E algum leitor terá alguns milhões no banco, então tem de colocar-se na lista o SF90 ou ir para o LaFerrari, e este último é difícil de conseguir mesmo com dinheiro em excesso.
O SF90 é simplesmente o carro de estrada mais potente de Maranello. É capaz de fazer os 0 aos 100 km/h em apenas 2,5 segundos graças aos seus 1.000cv de potência. Mas se deixarmos de lado o motor de combustão, temos três motores elétricos que impressionam.
Obviamente, isto tem um custo. A autonomia elétrica máxima é de 24 quilómetros. Sim, não é muito, mas dá para ir ao supermercado com um Ferrari e voltar a casa…com um sorriso!