Os carros elétricos não estão ao alcance de todas as carteiras, mas as coisas preparam-se para mudar (ligeiramente) em 2024, com o lançamento de vários modelos mais acessíveis, alguns com preços abaixo dos 25/30 mil euros.
Atualmente, modelos como o Dacia Spring (desde 20.400 euros) oferecem a possibilidade de passar pela eletrificação por um preço razoável, mas em breve surgirão opções muito interessantes. Inclusivamente regressos há muito esperados.
Fique com os modelos mais esperados e mais acessíveis de 2024.
Citroën ë-C3
O lançamento do novo Citroen C3 é feito com a versão elétrica e-C3 equipada com um motor de 113cv e uma bateria de 44 kWh que lhe permite anunciar até 320 quilómetros de autonomia.
Os preços arrancam nos 23.300 euros e Portugal é um dos países com mais encomendas, sendo mesmo o quarto país com mais pré-reservas do ë-C3.
Renault 5
É um dos modelos mais esperados do ano e marca o regresso do R5, agora em elétrico. Espera-se um preço em torno dos 25.000 euros. Em troca, o R5 oferecerá uma potência de 150cv e uma autonomia de até uns 400 quilómetros.
Lancia Ypsilon
Outro regresso há muito aguardado. A Lancia regressa ao mercado europeu com uma nova geração do Ypsilon, inicialmente lançado com uma versão elétrica, possivelmente em duas versões, com 100 kW (136 cv) ou 115 kW (156 cv) – as mesmas opções disponíveis no Opel Corsa Electric e Peugeot e-208, com os quais partilha plataforma, motorizações e tecnologia. Os preços não deverão ser muito diferentes, arrancando pelos 35 mil euros.
A apresentação oficial está agendada para 24 de fevereiro, em Milão, chegando ao mercado algures em setembro.
Kia EV3
O elétrico acessível da Kia, o EV3, deverá chegar com um preço a arrancar abaixo dos 30.000 euros. Em teoria, será um SUV de tamanho compacto com diferentes versões e configurações de um e dois motores. Espera-se uma autonomia superior a 500 quilómetros.
Mini Cooper
O novo Mini Cooper é proposto apenas como elétrico e conta com vários níveis de potência: 184 e 218cv. Na versão mais potente conta com uma bateria de 49,2 kWh que permite oferecer até 400 km de autonomia, enquanto a versão de acesso desce para cerca de 305 km. Os preços já são conhecidos e arrancam nos 34.800 euros.
Tesla Model 2
É chamado o “Tesla barato”, mas para já ainda pouco se sabe do modelo de entrada na gama Tesla. Espera-se uma autonomia para até 500 km e um preço abaixo dos 25.000 euros.