A Renault está empolgada com a apresentação, a 26 de fevereiro, do novo elétrico compacto, o R5. E não é para menos, atendendo ao que a designação R5 representa. Mas enquanto não chega a oportunidade de conhecer a reinterpretação moderna e elétrica de um ícone e todos os seus trunfos, o construtor vai avançando com alguns dos pormenores que caracterizam o modelo.
Agora é a vez de alguns detalhes da versão de produção, nomeadamente as óticas, o detalhe da traseira com o número 5 em especial destaque ou a entrada de ar no capô do modelo original substituída por um pequeno painel que indica o estado da carga, formando um “5” quando a bateria estiver a 100 por cento. As cavas das rodas alargadas são uma alusão ao mítico GT Turbo.
Do interior, de momento, pouco se sabe, mas deve esperar-se um ou dois ecrãs para o painel de instrumentos e o sistema multimédia, um estilo minimalista numa alusão ao R5 dos anos 70 e espaço suficiente para pelo menos quatro passageiros adultos.
Leia ainda: Novo Renault R5 será o carro mais rápido de produzir
“O Renault 5 E-Tech é um ícone de culto redesenhado para a modernidade. Colocámos o máximo empenho na criação deste automóvel apaixonante, desenhado e construído em França. Com um estilo alegre e tecnologias de última geração, vai contribuir para tornar os automóveis elétricos mais acessíveis na Europa”, afirmou Fabrice Cambolive, CEO da Renault.
Com 3,92 metros de comprimento, o novo “5” será mais pequeno que o atual Clio (4,05 metros), por exemplo, e adotará uma bateria de 52 kWh que lhe dá uma autonomia WLTP de cerca de 400 quilómetros.
Leia ainda: Renault revela motor elétrico de nova geração: mais potente e eficiente, livre de terras raras e 800 volts
Posteriormente, a gama será alargada com a introdução de uma bateria de menor capacidade, e logo com um preço mais acessível, com 40 kWh e uma autonomia de 300 km.
O melhor de tudo é que a Renault já indicou que o preço de lançamento do novo R5 rondará os 25.000 euros, sendo que a variante de 40 kWh poderá custar cerca de 20 mil euros.
As vendas arrancam apenas em outubro de 2024, mas antes disso será lançado o programa R5 R Pass. Os portadores do R5 R Pass vão poder encomendar e os que o fizerem vão estar entre os primeiros felizardos a receber o seu automóvel, a partir do outono de 2024. Além disso, os detentores de um R5 R Pass vão receber um modelo à escala do novo R5, após a sua estreia mundial e vão ser os primeiros a aceder a conteúdos e eventos em torno do Renault 5.
O R5 R Pass vai estar disponível por um valor de 150€, a partir do website www.renault.fr/R5 e nos sete países participantes (França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido, Bélgica e Países Baixos).