A Renault desvendou um novo motor elétrico de terceira geração, que chegará ao mercado em 2027. Ainda em fase de protótipo, esta unidade (denominada E7A) foi desenvolvida em conjunto com a Valeo e caracteriza-se por ser mais potente e eficiente que os utilizados atualmente. Além disso, não utiliza terras raras.
A parceria entre os dois gigantes, que remonta a 2021, resultou num motor mais compacto e sustentável. A Valeo forneceu o estator, enquanto a Renault foi responsável pelo desenvolvimento do rotor.
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O motor E7A possui uma arquitetura “tudo em um”, sendo 30% mais compacto, apesar de oferecer potência equivalente à dos motores equipados no Megane E-Tech e Scenic E-Tech.
Comparado à tecnologia de ímã permanente, o uso de um rotor enrolado permite maior desempenho. Por outro lado, protege a independência da empresa em relação aos países produtores de terras raras e ímanes. Outro ponto interessante é que funcionará em 800 volts (em lugar dos atuais 400 volts). Ao usar um sistema elétrico de tensão mais alta, os tempos de carregamento da bateria serão mais curtos.
O novo motor permitirá oferecer até 272cv (200 kW) de potência. Além disso, utilizará a tecnologia Hairpin (tipo gancho de cabelo em vez dos fios enrolados) para montar os fios de cobre, uma especialidade da Valeo desde 2010.
A produção em larga escala deverá começar no final de 2027 na fábrica do Grupo Renault em Cléon, norte da França.