A BMW surge em primeiro lugar no setor automóvel no ranking 2023 do monitor de referência Merco, mantendo a liderança dos dois anos anteriores. Os resultados resultam de um questionário alargado que avalia a reputação empresarial no país.
O ranking geral Merco Empresas e Líderes Portugal 2023, avaliado pela consultora KPMG, volta a ser liderado pelo Grupo Nabeiro (Delta Cafés), seguido pela EDP e pela Sonae.
Para a BMW, o destaque este ano vai além do setor automóvel. No ranking geral, a fabricante automóvel ficou na 11ª posição, uma subida de 10 lugares em relação ao ano transato.
Leia ainda: Novos BMW Série 5 híbridos Plug-in têm até 489cv e já têm preços
Nesta edição, a Merco apresentou pela segunda vez o Merco Sociedade, uma medição que reflete a opinião dos consumidores. O Merco Sociedade avalia a forma como este “ser ético” e “agir de forma responsável” se manifestam e combinam efetivamente nas empresas. Este ano, o Grupo Nabeiro surge a liderar entre as empresas com as quais a sociedade está mais satisfeita em Portugal. A BMW surge imediatamente a seguir, na segunda posição.
Estes rankings de 2023 resultam um total de 1.299 inquéritos, 5 avaliações e 15 fontes de informação. Participaram neste estudo 216 executivos de grandes empresas, 40 jornalistas de negócios, 29 membros do Governo, 39 professores catedráticos de economia e negócios, 40 analistas financeiros, 30 responsáveis de ONG, 30 diretores de comunicação e líderes de opinião, 40 dirigentes sindicais e 40 representantes de associações de consumidores, bem como 800 cidadãos (no caso do inquérito Merco Sociedade).
Pode consultar o ranking Merco 2023 aqui.