A Renault, que acaba de desvendar o Scénic E-Tech, prepara-se já para o seu próximo grande lançamento elétrico: o novo R5, um utilitário com estilo retro que pretende seguir as pisadas (e sucesso) do Fiat 500, por exemplo.
O novo R5 vai fazer a estreia da plataforma EV CMF-B da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, uma arquitetura elétrica que partilhará aproximadamente 50 por cento de componentes com a plataforma CMF-B do Clio e Captur. A marca francesa estima que o modelo será aproximadamente 33% mais barato que o Zoe, que substituirá já em 2024.

O preço será inferior a 25.000 euros, um valor muito competitivo que se deverá em parte a um processo de produção muito mais ágil. E, segundo fontes da marca francesa, a produção de um R5 demorará apenas 10 horas, o que o tornará no modelo mais rápido de montar em toda a Europa.
Leia ainda: Novo Renault 5 começa a ganhar forma
Atualmente, o recorde mundial é do Tesla Model 3, de Fremont (Estados Unidos), que demora aproximadamente 9 horas a ser fabricado. Na Europa, a maioria dos automóveis nos segmentos de volume duram 14-15 horas, pelo que a melhoria de produtividade alcançada é realmente significativa.
Até 450 km de autonomia
O R5 elétrico vai contar com o novo motor ePT-100kW nas versões de 125 e 150cv, que estará associado a baterias de 42 e 52 kWh de capacidade. A autonomia máxima rondará os 450 km. Posteriormente receberá uma variante de elevada potência: o Alpine A290, que equipará o motor de 218cv do Megane E-Tech.
Leia ainda: Renault aumenta garantia dos seus modelos

Além disso, será uma das poucas propostas do segmento B com suspensão traseira multilink, bem como a única com sistema de travagem by-wire. Também integrará a tecnologia de carregamento bidirecional V2L (Vehicle to Load) e V2G (Vehicle to Grid).