A inovação com os carros elétricos e para garantir que ganham mais autonomia continua a avançar a passos largos. A Mercedes-Benz, por exemplo, está a inovar com algo nunca antes visto, com aquilo a que chama de ‘pintura solar’, capaz de gerar eletricidade suficiente para mais de 12.000 km por ano.
A natureza desta tinta, em desenvolvimento pela equipa de Investigação e Desenvolvimento da Mercedes, é extremamente fina: com apenas 5 micrómetros, a camada desta tinta solar é ainda mais fina que um fio de cabelo humano.
Além disso, é uma tinta extremamente leve: estima-se que cada metro quadrado acrescente apenas 50 gramas de peso a todo o veículo, além de ser flexível para ser colocada sobre qualquer tipo de substrato.
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Segundo as estimativas, esta tinta que funciona como painel solar tem uma eficiência de 20 por cento: para um SUV de tamanho médio, que ocupa uma área de 11 metros quadrados, poderia produzir energia para até 12.000 quilómetros por ano em condições ideais.
A energia gerada pelas células solares é usada para conduzir ou alimentada diretamente na bateria de alta voltagem. O sistema fotovoltaico está permanentemente ativo e também gera energia quando o veículo está desligado. No futuro, isso poderia ser uma solução altamente eficaz para aumentar a autonomia elétrica e reduzir as paragens para carregamento.
O rendimento depende dos níveis de sombra, da intensidade do sol e da localização geográfica. Por exemplo: estatisticamente, os condutores da Mercedes-Benz em Estugarda, Alemanha, percorrem uma média de 52 quilómetros por dia. Cerca de 62 por cento dessa distância seria coberta usando energia solar.
Em Los Angeles, há até um excedente de energia da radiação solar. O cliente poderia cobrir 100 por cento da sua distância de condução média com energia solar. O excedente alcançado poderia ser alimentado diretamente na rede doméstica através de carregamento bidirecional.
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A pintura solar não só tem um nível elevado de eficiência, como também não contém terras raras nem silício, apenas matérias-primas não tóxicas e prontamente disponíveis. É fácil de reciclar e consideravelmente mais barata de produzir do que os módulos solares convencionais.
O departamento de pesquisa da Mercedes-Benz está atualmente a trabalhar para permitir o uso da nova pintura solar em todas as superfícies exteriores dos veículos – independentemente da sua forma e ângulo.