A equipa de engenheiros da Alfa Romeo acaba de concluir uma intensa sessão de testes com o “protótipo 00” do novo 33 Stradale no circuito de Nardò, para testar a sua dinâmica de condução e desempenho em condições extremas e a muito alta velocidade. Concretamente, a equipa de testes controlou e validou parâmetros dinâmicos como a aerodinâmica, a velocidade máxima, as temperaturas máximas, os sistemas de refrigeração do propulsor e a insonorização do habitáculo. Tudo isto antes da primeira entrega, prevista para o final de dezembro.
Construído em 1975 pela FIAT, o “campo de provas” da Puglia ocupa uma área de 700 hectares, pontuada por bosques e matos mediterrânicos, e possui 20 pistas de teste para atividades de experimentação e desenvolvimento a qualquer nível.
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Destas pistas, destaca-se o famoso Nardò, considerada a pista circular para automóveis mais rápida do mundo, tem um diâmetro de 4 km e um comprimento de 12,6 km e oferece diferentes inclinações e velocidades de compensação relativas em cada uma das suas quatro faixas.
Graças ao seu perfil parabólico baixo, ao circular em qualquer uma das faixas com a velocidade de compensação que equilibra a força centrífuga, os condutores sentem-se como se estivessem numa reta sem fim.
Foi nesta pista que a equipa da Alfa Romeo realizou testes de alta velocidade com o 33 Stradale de desenvolvimento, validando a velocidade máxima pretendida de 333 km/h e a aceleração, a qual permite ir dos 0 aos 100 km/h em menos de três segundos.
Tudo resultado do rendimento do motor V6 twin-turbo de 3,0 litros com mais de 620 cv, o qual está acoplado a uma caixa de velocidades DCT de 8 velocidades, dispondo de uma configuração de tração traseira e de um diferencial eletrónico de deslizamento limitado.
Os testes dinâmicos no Centro Técnico de Nardò seguem-se a uma sessão realizada há algumas semanas no Centro de Testes de Balocco, na província de Vercelli, na icónica pista da Alfa Romeo que, desde 1962, tem sido palco do desenvolvimento e preparação dos automóveis de competição de mais alto desempenho (Autodelta) que correram em competições internacionais de F1, DTM e Super Turismo.
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Neste local histórico, o primeiro teste foi efetuado a uma velocidade moderada, para avaliar a precisão do sistema de direção e a resposta do sistema de travagem, bem como o comportamento caraterístico garantido pelo sistema composto pelo chassis de alumínio em forma de H, o monocoque em fibra de carbono e a configuração refinada da suspensão.
Além disso, como tudo foi concebido tendo em vista o máximo envolvimento homem-máquina, o automóvel oferece dois modos de condução, os quais podem ser ativados a partir dos comutadores na consola central: “Strada” (‘Estrada’) e ‘Pista’ (‘Pista’). O primeiro, ativado quando o automóvel é ligado, garante conforto e prazer de condução: entrega de potência suave, sensibilidade habitual dos pedais, suspensão macia, transmissão fluida e válvulas de escape ativas abertas apenas acima das 4.000 rpm.
Em alternativa, no modo Pista, o condutor opta por uma condução cheia de adrenalina: a potência atinge o seu máximo, os pedais são ainda mais sensíveis e a suspensão é mais firme, para além de oferecer mudanças de velocidade rápidas e válvulas de escape ativas sempre abertas. Um dos controlos de desempenho mais interessantes desta configuração é o procedimento “Partenza Veloce” (“Arranque Rápido”): ao premir o botão “Quadrifoglio” na consola central, este atua sobre a caixa de velocidades, o controlo de tração e a potência para maximizar a aceleração, evitando a patinagem das rodas.