Os SUV continuam a ser os veículos preferidos e os SUV elétricos começam a ganhar (enorme) protagonismo, prevendo-se já que se tornem na principal escolha de quem pretende comprar carro novo.
Nesta lista, estão reunidos os seis mais baratos com estas características. E o preço não inclui o desconto de até 4.000 euros oferecido pelo Governo como incentivo à compra de veículos elétricos.
Dacia Spring
- 19.600 euros
Não parece, mas o Dacia Spring é considerado um SUV compacto, de vocação urbana, uma vez que a autonomia é de apenas 230 quilómetros, que pode aumentar para 314 em ambiente urbano.
Também é evidente a reduzida velocidade máxima, de apenas 125 km/h e, sobretudo, a aceleração de 0 aos 100 km/h em longos 19,1 segundos. É que a potência e de apenas 45cv, o que dificulta a sua utilização em longas viagens, seja em família como trabalho.
A bateria tem uma capacidade útil de 27,4 kWh. Com uma potência de carregamento de 7,4 kW, são necessárias cinco horas para carregar na totalidade. A bagageira oferece apenas 270 litros.
MG4
- 30.590 euros.
O MG4 é o segundo SUV mais barato atualmente disponível em Portugal. Está disponível em duas variantes. A primeira tem uma bateria de 51 kWh, o que lhe permite oferecer uma autonomia de 350 quilómetros e o seu preço é inferior a 31.000 euros. A segunda, de 64 kWh, pode chegar a 450 quilómetros (preços a partir de 34.590 euros).
Na primeira opção, a potência do motor é de 125 Kw (170cv), ao passo que a versão de maior autonomia é de 150 kW (204 cv) e 250 Nm de binário, o que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de oito segundos, mesmo com um peso de 1.655 quilos.
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Com uma carga rápida de 135 kW, de 0 a 80% da capacidade demora cerca de 35 minutos. A 11 kW, o processo levará até seis horas e meia.
MG ZS EV
- 33.800 euros.
O ZS é um SUV de acesso à gama MG. Conta com uma bateria de 70 kWh e demora 7 horas a carregar na totalidade (11 kW). O motor elétrico, de 177cv e 280 Nm, permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 8,6 segundos e uma velocidade máxima de 175 km/h
A autonomia é de 320 km (a versão de Longa Autonomia oferece 440 km – preços arrancam nos 37.800 euros), um registo muito interessante para um dos modelos mais acessíveis no mercado.
Peugeot e-2008
- 36.270 euros
O SUV compacto da Peugeot é um dos mais acessíveis entre os elétricos. Está equipado com uma bateria de 50 kWh (46 kWh uteis) para uma autonomia anunciada de 337 km. A potência do motor elétrico é de 136cv e o binário máximo de 160 Nm.
Os tempos de carregamento variam entre as 17 horas (3,7 kW) e as 5h25m (11 kW). É possível carregar até 80 por cento em apenas 30 minutos com carregamento de 100 Kw.
De resto, de referir que a velocidade máxima é de 150 km/h e a aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 9 segundos. A bagageira oferece 310 litros de capacidade.
Opel Mokka-e
- 37.980 euros
O SUV compacto da Opel partilha com o Peugeot e-2008 todas as soluções mecânicas, incluindo a bateria de 50 kWh (46 kWh úteis) para uma autonomia anunciada de 335 km. A potência do motor elétrico é a mesma: 136cv.
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De resto, de referir que a velocidade máxima é de 150 km/h e a aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 9 segundos. A bagageira oferece 310 litros de capacidade.
Mazda MX-30
- 39.235 euros
O primeiro elétrico da Mazda conta com uma bateria muito compacta, de 35,5 kWh, e um motor elétrico de 143cv, o que se reflete na curta autonomia anunciada, de apenas 200 km.
Tem uma velocidade máxima limitada a 140 km/h, sendo que a aceleração dos 0 aos 100 km/h é cumprida em 9,7 segundos.
Este SUV tem como curiosidade das portas traseiras, de abertura invertida, à semelhança do RX-8 ou Mini Clubman, por exemplo. Já a bagageira fica-se pelos 366 litros de capacidade.