É certo que ainda têm um preço mais elevado que os homólogos a combustão, mas alguns elétricos já apresentam preços muito competitivos, principalmente se forem adquiridos com incentivos à compra de veículos elétricos.
Na lista dos cinco modelos com maior autonomia por menos de 35 mil euros não são contabilizados os incentivos, seja dos construtores ou do Governo, que, no caso de viaturas cuja única fonte de energia é a eletricidade, podem ascender a 4.000 euros.
Nestes cinco casos, o preço do fabricante não ultrapassa os 35.000 euros e o auxílio correspondente teria de ser subtraído, o que em alguns casos daria um valor final muito competitivo a pagar.
MG4
- 450 km
- 34.590 euros.
É o carro com a melhor relação preço-autonomia (abaixo de 35.000 euros). O MG4 Electric estará disponível em duas variantes. O primeiro conta com uma bateria de 51 kWh, o que lhe permite oferecer uma autonomia de 350 quilómetros e o seu preço é pouco superior aos 30.000 euros (arranca nos 30.590 euros). A segunda, de 64 kWh, pode chegar aos 450 km.
No primeiro caso, a potência do motor é de 150 kW (204 cv) e 250 Nm, o que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de oito segundos, mesmo com um peso de 1.655 quilos. Com uma carga rápida de 135 kW em corrente alternada, demora a carregar de 0 a 80% em cerca de 35 minutos. Se a carga for de 11 kW, demora até seis horas e meia.
MG ZS
- 440 km
- 33.800 euros
O modelo de acesso à gama MG é o segundo melhor na relação preço-autonomia. Está disponível em diversos tipos de motorizações, incluindo uma versão elétrica com interessantes 440 km de autonomia.
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A bateria tem 70 kWh e demora 7 horas a carregar na totalidade (11 kW). O motor elétrico de 156cv e 280 Nm permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h 8,6 segundos e uma velocidade máxima de 175 km/h
Peugeot e-208
- 362 km
- 32.020 euros.
O mais pequeno dos elétricos da Peugeot tem um motor de 100 kW (136 cv) que lhe permite fazer o 0 aos 100 km/h em pouco mais de oito segundos e alcançar uma velocidade máxima de 150 km/h.
A bateria tem capacidade de 50 kWh (46 kWh úteis) e autonomia teórica aprovada de 362 km. A carga para 7,4 kW demora cerca de oito horas. A bagageira é de 265 litros.
Opel Corsa-e
- 362 km
- 32.075 euros.
O Opel Corsa-e é outro compacto pensado, sobretudo, para a utilização em cidade. Por pertencer ao mesmo grupo (Stellantis) do Peugeot, os dados técnicos em relação à potência e bateria são idênticos.
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Até a velocidade máxima é a mesma e a bagageira, praticamente, já que abrange 267 litros, dois a mais que seu irmão de grupo.
Renault Zoe
- 313 km
- 33.440 euros.
O pequeno Renault Zoe é um dos pioneiros na mobilidade elétrica. Neste caso, muito próximo de 35.000 euros (sem incentivos) é o modelo de acesso com 313 km, uma vez que existe outra versão capaz de oferecer 395 quilómetros de autonomia.
Neste caso, a potência é de 80 kW (110 cv) e a bateria é um pouco menor que a dos dois concorrentes mais diretos (Opel Corsa-e e Peugeot e-208), uma vez que é de 40 kWh. A velocidade máxima também é um ligeiramente menor, 135 km/h, mas, por outro lado, a bagageira tem 338 litros.