Pandemia, falta de semicondutores e outros componentes e agora a guerra na Ucrânia. Os tempos de espera pela entrega de carro novo, especialmente se for elétrico, têm vindo a “disparar” nos últimos meses. Algo que depende do modelo, da marca e da configuração escolhida, mas que implica uma mudança de paradigma, onde até os clientes dos modelos mais exclusivos têm de esperar pacientemente pela sua nova aquisição.
A procura por carros elétricos tem vindo a aumentar significativamente, especialmente desde o início da pandemia, que foi um forte impulso para a tecnologia elétrica. Mas agora os clientes, além de pesquisar as qualidades, equipamentos ou desempenho, também terão que se preocupar com os prazos de entrega que podem variar significativamente dependendo da marca.
Os prazos de entrega dos dez carros elétricos mais vendidos na Europa:
- Fiat 500 Eletric (7-8 meses)
- Hyundai IONIQ 5 (10 meses)
- Kia EV6 (12-13 meses)
- Renault Megane E-Tech (5-6 meses)
- Skoda Enyaq IV (15-18 meses)
- Dacia Spring (9 meses)
- Volkswagen ID.3 (10-12 meses)
- Volkswagen ID.4 (11-13 meses)
- Hyundai Kauai (suspensão temporária de pedidos)
- Renault Twingo Electric (6-8 meses)
A explicação para as longas esperas deve-se à contínua falta de componentes, nomeadamente os semicondutores. Além disso, há as consequências da pandemia de pandemia e da guerra na Ucrânia. Fatores que tornam um pouco mais difícil para os fabricantes acompanharem o mercado.
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Segundo especialistas, isso dará vantagem competitiva aos grupos que conseguirem oferecer prazos mais curtos.
É que enfrentar entre 18 e 20 meses do Audi Q4 e-tron, ou entre 15 e 18 meses do BMW i4, parecem ser barreiras bastante importantes para alguns clientes que desejam receber o seu novo modelo o mais rápido possível.
Quem são os mais rápidos?
Entre os que enfrentam um prazo mais baixo, destaca-se a Tesla. O Model Y tem prazos de entrega entre 3 e 7 meses, seguido do Model 3, que demora entre 4 e 7 meses a ser entregue.
A Mercedes-Benz também está bem posicionada e para o EQS o tempo de espera é de 1 a 3 meses. O EQE tem um tempo de espera bastante razoável entre 4 e 5 meses.
Contudo, quando descemos de segmento, os tempos disparam com um EQB que precisa entre 6 e 8 meses, ou o EQA, com entre 9 e 11 meses de espera.
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A família elétrica Volkswagen, por sua vez, está em torno de 10-12 meses de espera, com um ID.4 GTX com 14 meses, e um ID.Buzz, que dispara até 16 meses de espera.
Modelos de entrega mais rápidos
- Mercedes-Benz EQS: 1 a 3 meses
- MG Marvel R: 2 a 9 meses
- Tesla Model Y: 3 a 7 meses
- Tesla Model 3: 4 a 10 meses
- Jaguar i-Pace: 4 a 6 meses
- Mercedes EQC: 4 a 5 meses
- Mercedes EQE: 4 a 5 meses
- Renault Megane E-tech: 5 a 6 meses
Outros modelos não têm uma data de entrega estimada. Algo que tem a ver com a paralisação da produção como o elétrico Hyundai Kauai, Audi e-tron, Ford Mustang Mach-e, Honda e ou Renault Kangoo ZE. Outros interromperam pedidos, como o Hyundai Ioniq 5, por falta de componentes e para evitar aumentar (ainda mais) a lista de espera.