É uma tendência que não se verifica apenas no automóvel, mas que se agravou (e de que forma): os preços aumentaram consideravelmente e já são poucos os automóveis novos que se podem comprar por menos de 15 mil euros (sem descontos, naturalmente), quando até há bem pouco tempo conseguia-se fazer uma pequena lista de modelos abaixo dos…10 mil euros.
Esqueça as listas de carros novos abaixo dos 10 mil euros. Isso é algo que pertence ao passado (aquele em que os carros a gasóleo era moda, por exemplo). E também quase já não se consegue fazer uma lista dos carros novos por menos de 15 mil euros.
É que já só existem três modelos possíveis de comprar por menos de 15 mil euros (sem descontos, obviamente). É que só o Dacia Sandero 1.0 Sci de 65cv, a partir de 11.350 euros, o Mitsubishi Space Star Intense 1.0, a partir de 13.990 euros, e o Renault Twingo 1.0 Sci de 65cv (o mesmo motor do Dacia), a partir de 14.250 euros, têm um preço, digamos “acessível”.
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A partir daí só se encontra opções já acima dos 15 mil euros. Até mesmo para modelos considerados “baratos” ou acessíveis, como o Fiat Panda, por exemplo, que começa nos 15.672 euros (1.0 Hybrid de 70cv), enquanto o mais acessível dos Citroen C3, na edição especial “C3 You” equipado com o motor 1.2 Puretech 83cv, começa nos 15.147 euros (as versões normais arrancam nos 16.331 euros).
Abaixo dos 16 mil euros encontramos ainda o Kia Picanto 1.0 Urban, por 15.750 euros (até 30 de junho com campanha de 1.175 euros, logo com um preço de 14.575 euros). E nada mais. Tudo o resto custa mais de 16 mil euros (sem campanhas ou descontos, algo que, de resto, já rareia…).
Os carros mais baratos:
- Dacia Sandero 1.0 Sci de 65cv, a partir de 11.350 euros
- Mitsubishi Space Star Intense 1.0, a partir de 13.990 euros
- Renault Twingo 1.0 Sci de 65cv, a partir de 14.250 euros
- Fiat Panda 1.0 Hybrid de 70cv, a partir dos 15.672 euros
- Citroen C3 1.2 Puretech 83cv, a partir de 15.147 euros (C3 You)
- Kia Picanto 1.0 Urban, a partir de15.750 euros