A Ford deu a conhecer o novo “monstro” das “pick-up”, a nova geração da Ranger Raptor, que chega no último trimestre do ano, agora equipada com um motor EcoBoost V6 biturbo de 3,0 litros, capaz de debitar 288cv e 491 Nm de binário.
“Na nova Ford Ranger Raptor, a nossa prioridade foi oferecer uma ‘pick-up’ genuinamente de elevado desempenho,” afirma Dave Burn, Engenheiro-Chefe da Ford Performance para o programa Ranger Raptor. “É significativamente mais rápido, tem um ‘look’ incrível, está repleto de novidades, e é o Ranger mais robusto de sempre.”
O motor, que substitui o 2.0 biturbodiesel de 213 cv da geração anterior, conta com um sistema “anti-lag”, que retarda a resposta do turbo, herdada do Ford GT e Focus ST.
Disponível no modo “Baja”, o sistema anti-lag mantém os dois turbos em rotação durante até três segundos após o condutor aliviar o acelerador, permitindo uma recuperação mais rápida da aceleração à saída das curvas ou durante as passagens de caixa, quando o condutor volta a solicitar o acelerador.
Além disso, a caixa automática de dez velocidades tem à disposição sete modos de condução: Normal, Sport, Slippery, Rock Crawl, Sand, Mud/Ruts e Baja.
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Em linha com esta abrangente performance, foi desenvolvido um sistema de escape ativo, controlado eletronicamente, que amplifica a sonoridade do motor através de quatro modos selecionáveis, de forma a modificar o carácter sonoro do Ranger.
A acompanhar o desempenho, a Raptor viu o chassis ser reforçado no pilar C, na zona de carga e na zona do pneu suplente, assim como a introdução de estruturas específicas para os limitadores da suspensão, torres da suspensão e apoios dos amortecedores traseiros.
Por fora, destaque para os detalhes em preto, decorações específicas, arcos das rodas com proteções em preto e para o nome Raptor inscrito na grelha dianteira. A isso junta pneus de fora de estrada especialmente desenvolvidos para a Raptor e jantes de 17 polegadas, assim como entradas de ar funcionais e estribos em alumínio.
O interior apresenta novos bancos desportivos dianteiros e traseiros com desenho inspirado em aviões de combate, de forma a incrementar o conforto e oferecer mais apoio em curvas a alta velocidade. O volante e as patilhas em magnésio são específicos da Raptor.
Ainda no interior, realce para o painel de instrumentos digital com 12,4 polegadas, infotainment Sync 4 com ecrã tátil vertical de 12 polegadas, compatível com Android Auto e Apple Carplay wireless, e sistema de som B&O com 10 altifalantes.