O XM não é apenas mais um SUV, mas antes um Super-SUV assinado pela divisão “M”, com mecânica híbrida plug-in capaz de alcançar os 748cv.
O nome lembra um topo de gama da Citroen, mas o XM é, curiosamente, o topo de gama dos SUV da BMW. Mas não só: é também o primeiro BMW desenvolvido de raiz pela M depois do ‘modelo fundador’, o M1, e terá uma versão que o vai colocar como o modelo mais potente de sempre da BMW. O preço já é conhecido: a partir de 195.400 euros.
Com 5,110 metros de comprimento, mais de 2 metros de largira (2,005 m) e 1,755 m de altura, o XM apresenta-se como um modelo diferente e único e, sobretudo, “extravagante”.
A dianteira destaca-se pelas luzes de condução diurnas estreitas e grelha em forma de rim iluminada com barras duplas estilo M, enquanto, na traseira, o logotipo da BMW impresso a laser no vidro traseiro confirma a grande atenção aos detalhes.
O interior segue o estilo do iX, com o grande ecrã digital do BMW Curved Display, conjugando instrumentação em monitor de 12,3” e zona dedicada ao sistema de infoentretenimento de 14,9”.
A mecânica é inédita (especialmente para a divisão M, e que terá utilizadação no futuro M5, M8, entre outros), com um 4.4 V8 biturbo de 489 cv, assistido por um motor elétrico de 197 cv, para um rendimento máximo combinado de 653 cv e um pico de 800 Nm de binário.
Leia ainda: BMW promete baterias com até 1.000 km de autonomia a metade do preço
O motor elétrico é alimentado por energia armazenada numa bateria de iões de lítio de 25,7 kWh úteis, com possibilidade de carregamento a 7,4 kW (4h15m). O peso é de 2.785 kg.
A BMW anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,3 segundos e 250 km/h de velocidade máxima (que pode subir até aos 270 km/h com o opcional Pack M Driver’s). A autonomia, em modo elétrico, varia entre 82 e 88 km, enquanto o consumo médio homologado é 1,5 l/100 km (33 g/km de CO2).
XM Label Red chega aos 748 cv
O XM contará com uma versão mais “espicaçada”, denominada Label Red que, com 748 cv e 1000 Nm de binário, será o mais potente modelo da BMW alguma produzido em série.
A diferença desta versão, que chega no outono do próximo ano (primeiras entregas do XM previstas para abril do próximo ano) encontra-se no motor V8 puxado para os 585cv.
O preço da versão base do XM (Label Red ainda não tem preço anunciado) custa mais “dispendiosos” 56 mil euros que o iX M60 (619cv) e mais 40 mil euros que o M5 (600cv), mas “apenas” mais 20 mil euros que o X7 M60i (530cv).