Ofensiva europeia da marca chinesa será formada por três modelos: o Atto 3, o Han EV e o Tang.
A chinesa BYD, um dos maiores fabricantes mundiais de baterias e de veículos elétricos, deu a conhecer os preços dos primeiros modelos elétricos a lançar no mercado europeu.
A Alemanha e os Países Baixos serão os primeiros mercados da ofensiva BYD na Europa, seguindo-se a mais países, incluindo Portugal, onde deverá estar disponível ainda no decorrer do próximo ano.
O fabricante, cujo nome é acrónimo de Build Your Dreams (‘construímos os seus sonhos’), contará com uma gama de três modelos e oito anos de garantia para as baterias: o Atto 3, o Tang e o Han.
Leia ainda: BMW promete baterias com até 1.000 km de autonomia a metade do preço
Os preços indicativos arrancam nos 38.000 euros, pedidos pela versão de acesso à gama do Atto 3, um SUV compacto de 4,6 metros tem motor elétrico de 204 cv alimentados por uma bateria de 60,5 kWh, denominada Blade (lâmina), anunciada como «inovadora e revolucionária».
Nos testes, a bateria resistiu a temperaturas de 300 graus sem sobreaquecer, e um camião de 46 toneladas passou por cima dela sem sofrer fugas. Além disso, a BYD garante que será capaz de suportar 3.000 ciclos de carga e descarga, o que representa uma vida útil de 1,2 milhões de quilómetros.
No caso do Atto3, o construtor chinês anuncia uma autonomia de 420 km (ciclo WLTP).
Segue-se o Tang, um SUV de sete lugares com 4,88 metros, dois motores com potência conjunta de 516 cv e tração integral. A bateria, de 86 kWh, promete 400 km de autonomia anunciada (WLTP).
Leia ainda: Que autonomia oferecem os elétricos em autoestrada?
Os preços começam nos 72.000 euros, o mesmo valor anunciado para o BYD Han, uma berlina desportiva com autonomia para até 521 km (ciclo WLTP). Anuncia ainda uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos.
“A Europa é o berço da indústria automóvel e tem um forte espírito de inovação. Os europeus estão a fazer um esforço conjunto para acelerar a transformação para a mobilidade elétrica, e o mercado europeu é o principal motor para o avanço de veículos de novas energias”, disse Wang Chuanfu, presidente da BYD.