O Tesla Model 3 e o Ioniq 5 são, unanimemente, consideradas duas referências entre os modelos elétricos. Embora o Ioniq pareça um SUV, o formato a meio caminho entre uma berlina de “saltos altos” e um SUV permite ombrear com o Model 3, uma berlina convencional com um certo ar desportivo. Vamos analisar os dois modelos, duas alternativas interessantes se estiver a pensar em comprar um veículo elétrico com autonomia “a sério”.
Model 3
O modelo de acesso ao “universo” Tesla tem 4.694 mm de comprimento, 1.849 mm de largura e 1.443 mm de altura, além de uma distância entre eixos de 2.875 mm, dimensões que lhe permite oferecer espaço para cinco passageiros e uma bagageira de 340 litros, a que se junta um segundo espaço de armazenamento na dianteira com 85 litros de capacidade.
Entre os elementos que se podem encontrar na lista de equipamento de série destaque para a assistência ao estacionamento, o assistente de máximos, Autopilot. Faróis de LED, Track Mode, ar condicionado bizona, ecrã sensível ao toque de 15 polegadas com sistema de navegação e ligação Wi-Fi, entre outros, merecem também referência.
Leia ainda: Aumenta a procura por carros elétricos usados
Em Portugal, o Model 3 tem disponíveis três alternativas, uma com tração traseira e duas com tração às quatro rodas. A versão de acesso oferece 491 km de autonomia e um motor capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos.
A gama inclui a versão Long Range com autonomia para mais de 600 km e a versão Performance capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em escassos 3,3 segundos.
Ioniq 5
O Ioniq 5 mede 4.635 mm de comprimento, 1.890 mm de largura e 1.605 mm de altura, com distância entre eixos de 3.000 mm. É mais curto que o Model 3, mas consegue oferecer uma distância entre eixos mais ampla. Tem uma bagageira com capacidade para 531 litros. A carroçaria é mais volumosa e dá uma sensação de maior amplitude (e de concorrer com o segmento acima).
Oferece três níveis de equipamento, e entre os elementos mais relevantes podemos destacar os bancos dianteiros de regulação elétrica, o ar condicionado por sistema de bomba de calor, o Head-Up Display e a abertura elétrica da bagageira.
Na gama de motores encontramos versões que arrancam com 170 cavalos de potência e 384 km de autonomia. Como o Model 3, é inicialmente com tração traseira. Se continuarmos a aumentar a potência, no segundo degrau encontramos uma variante de 218 cv, muito próxima da terceira versão com 235 cv. O mais potente tem 306 cv e autonomia de 430 km.
Qual é o melhor?
O Ioniq 5 é uma ótima alternativa por preço, capacidades e autonomia. Se procura uma maior autonomia, deve optar pelo Tesla Model 3, embora o preço seja mais elevado. O Ioniq 5 custa pelo menos 49.805 euros, preço sem descontos. O Tesla tem um preço inicial de 54.995 euros.