A procura por automóveis elétricos usados disparou em Portugal: em fevereiro verificou-se um aumento de 67%, mais do dobro do registado em igual mês do ano passado (30%), segundo dados do Standvirtual.
Modelos como o Renault Zoe, Nissan Leaf e Tesla Model 3 lideram o ‘ranking’, tendo a oferta voltado a aumentar (mais 10%), depois da diminuição verificada em janeiro (2%).
Os modelos elétricos, híbridos a gasolina e híbridos Diesel já constituem quase 10% da procura (e cerca de 8% da oferta), mas os Diesel ainda são os mais procurados no mercado nacional (65%), logo seguidos pelos modelos a gasolina (28%).
No caso do Diesel, a oferta de anúncios (63%) aproxima-se do volume da procura, enquanto na gasolina (29%) a oferta é ligeiramente superior.
Leia ainda: Comprar carro elétrico? Governo vai passar a dar 4.000 euros
Em termos globais, o Standvirtual dá conta de um decréscimo de 4% em fevereiro de 2022 face ao período homólogo do ano transato.
Os segmentos mais procurados são os das carrinhas (19%), SUV (18%), utilitários (16%) e citadinos (14%).
A BMW (13,3%) e a Mercedes-Benz (11,6%) foram as marcas com maior procura em fevereiro, assim como as mais anunciadas (12,2% e 11,2%, respetivamente).