Os híbridos Plug-in, também conhecidos como PHEV, combinam o melhor de dois mundos: a capacidade de conduzir curtas distâncias em modo totalmente elétrico e a segurança de um motor de combustão para viagens mais longas, eliminando a ansiedade da autonomia.
Os primeiros híbridos plug-in tinham uma autonomia limitada, que nalguns casos não passava dos 20 a 30 quilómetros. Mas, a situação tem vindo a alterar-se de forma significativa. Com a introdução de baterias com maior capacidade e maior eficiência mecânica passaram a surgir propostas que anunciam uma autonomia superior a 100 quilómetros com uma só carga, quase a assumirem-se como concorrentes de alguns elétricos.
Os híbridos de ligar à tomada do ano com maior autonomia elétrica:
- Audi A3 Sportback TFSie e Volkswagen Golf eHybrid – 141 km
A nova referência entre os PHEV em termos de autonomia elétrica. A troca do motor 1.4 TFSi pelo mais evoluído 1.5 TFSI evo2 e a adoção de uma bateria de 25,7 kWh (capacidade útil é de 19,7 kWh), passou aos modelos que utilizam a tecnologia híbrida Plug-in do Grupo Volkswagen oferecer uma autonomia recorde em modo elétrico.
É o caso do Audi A3 Sportback TFSie e Volkswagen Golf eHybrid, que são os melhores neste domínio, com 141 km em modo elétrico, a mesma autonomia reclamada nos dois modelos e nas duas versões disponíveis, de 204 e 272cv.
Algo que, de resto, permite a escolha que melhor se adequa o tipo de condutor, o que privilegia a economia e o menor custo de aquisição e o que dá mais valor à dinâmica. Em ambos os casos, o sistema é gerido por uma caixa de dupla embraiagem (DSG) de seis velocidades, que transmite a potência às rodas dianteiras.
Os preços do A3 Sportback 40 TFSIe começam nos 45.810 euros, enquanto o mais potente 45 TFSI tem preços a partir de 49.446 euros.
O Golf é ligeiramente mais barato na versão de 204cv, custando 45.254 euros. Já a versão GTE é mais cara, estando disponível a partir de 50.365 euros.
- Skoda Superb Break 1.5 PHEV e Volkswagen Passat 1.5 TSi eHybrid – 135 km
A mesma mecânica das versões híbridas do Golf e A3 permite ao Skoda Superb e Volkswagen Passat 1.5 TSi eHybrid oferecer autonomias acima dos 130 km com uma só carga.
A diferença entre os dois modelos é que o Superb é mais barato (a partir de 49.263 euros face aos 61.328 euros que arranca a Passat 1.5 TSi eHybrid). Ambas em formato carrinha.
- Mercedes-Benz GLC 300e, Mercedes-Benz GLC 400e e Mercedes-Benz GLC 300 de – 127 km
A Mercedes-Benz é uma das marcas que primeiro apostou nos híbridos Plug-in, tendo atualmente uma enorme oferta de opções, incluindo híbridos Plug-in a gasóleo.
A melhor autonomia é oferecida por diversos modelos, GLC 400e, GLC 300 de e o GLE 400e. Todos com autonomia entre os 125 e os 127 km.
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- Range Rover Sport P460e – 122 km
A versão Sport do enorme SUV da Range Rover conta com uma versão híbrida de ligar à tomada, denominada P460e, que integra um motor a gasolina V6 3.0 com 439 cv um motor elétrico de 217 cv. Ao todo, oferece uma potência combinada de 460 cv, enquanto a bateria de iões de lítio de 38 kWh permite anunciar uma autonomia em modo elétrico de 121 quilómetros.
É capaz de uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,6 segundos. Tem preços a partir de 109.442 euros.
- Skoda Kodiaq PHEV – 121 km
O enorme SUV da Skoda inclui a mesma tecnologia híbrida plug-in que os outros primos do Grupo VAG, como o Passat e-Hybrid e Superb Break 1.5 PHEV, mas em formato SUV de 7 lugares.
Anuncia pouco mais de 120 quilómetros em modo elétrico com uma bateria de 25,7 kWh, com o motor 1.5 TSi a gasolina para auxiliar sempre que a bateria se esgotar. Os preços arrancam nos 46.046 euros.
- Mercedes-Benz Classe E 300e – 113 km
O Classe E da Mercedes tem na versão 300e uma das melhores opções do mercado. Combina um motor 2.0 de 4 cilindros em linha e uma enorme bateria de 19,53 kWh para uma autonomia de 113 quilómetros. Ao todo, 313 cv de potência combinada. É capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,4 segundos.
A bateria oferece, em opção, a possibilidade carregamento em modo rápido até uma potência de 60 kW, sendo possível recuperar a capacidade em cerca de 30 minutos. Está disponível a partir de 74.050 euros.
- BMW 530e – 105 km
Já era um dos melhores híbridos Plug-in, mas a nova geração reforçou os argumentos do 530e. É certo que a mecânica não sofreu muitas alterações, mantendo-se ao serviço o motor 2 litros de quatro cilindros com sistema TwinPower Turbo para debitar um máximo de 299 cv e 450 Nm, mas a bateria tem agora 19,4 kWh de capacidade (de 12 kWh na anterior geração) e pode carregar em 3h15.
Encontra-se localizada no piso do carro, o que significa que a capacidade da bagageira não sai comprometida, mantendo-se nos mesmos 520 litros dos modelos convencionais a combustão.
A vantagem é que agora é capaz de uma autonomia elétrica que pode superar os 100 km com uma só carga. É ainda capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,3 segundos.
Tem preços de 71.100 euros, ou seja, custa pouco mais que mais 2 mil euros que um 520d que tem “apenas” 197cv.
- BMW X5 xDrive50e – 104 km
O SUV alemão combina um motor elétrico com um potente motor a gasolina de 3,0 litros twin-turbo de seis cilindros em linha e uma bateria de 29,5 kWh, proporcionando então uma autonomia até 104 km, mas também uma potência combinada de 489cv.
Com uma capacidade máxima de carregamento de 11 kW, este modelo destaca-se pela sua eficiência energética e desempenho. Tem preços a partir dos 102.450 euros.
- MG HS PHEV – 103 km
O novo HS PHEV conta com um motor a gasolina de 1,5 litros, de 143cv, que combinado com um motor elétrico e uma bateria de 21.4 kWh oferece 340cv e 365 Nm de binário.
A autonomia em modo elétrico é de 103 km e o consumo anunciado nos primeiros 100 km de apenas 0,6 litros aos cem.
Tem preços a partir 35.990 euros, o que faz dele o híbrido Plug-in mais acessível do mercado.