A nova geração do Audi A3 Sportback acaba de ganhar uma nova “evolução” de híbridos TFSIe. Estão disponíveis duas opções: uma variante eficiente com 204 cv (40 TFSIe) e uma mais desportiva com 272cv (45 TFSIe).
A diferença começa desde logo pelo motor a gasolina 1.5 TFSI evo2, que substitui o anterior 1.4 TFSI, passando a debitar 116cv e 330 Nm de binário. Tal como o seu antecessor, está integrado na caixa S tronic de seis velocidades, agora mais robusta para lidar com a maior potência do sistema. A transmissão de dupla embraiagem possui uma bomba de óleo elétrica que garante a troca de relações e o fornecimento de óleo, mesmo quando o motor TFSI está temporariamente desativado.
A bateria de alta voltagem é agora de 25,7 kWh, quase duplicando, com dimensões quase idênticas ao modelo anterior. A capacidade útil é de 19,7 kWh. As suas 96 células prismáticas, divididas em quatro módulos, armazenam quase 50% mais energia do que antes: graças à química otimizada das células e a uma melhor embalagem, a quantidade de carga dos módulos é agora de 73 em vez de 37 amperes-hora.
Estas alterações permitem aumentar a autonomia elétrica para até 141 quilómetros no ciclo WLTP.
O A3 Sportback 40 TFSIe anuncia um consumo de combustível com bateria descarregada (combinado) de 5,4-4,9 l/100 km) É capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,4 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 225 km/h.
Leia ainda: Novos Audi A5 e A5 Avant já têm preços
Já o A3 Sportback 45 TFSIe anuncia um consumo de combustível com bateria descarregada (combinado): 5,4-5,0 l/100 km), uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e 237 km/h de velocidade máxima. A velocidade máxima em modo totalmente elétrico para ambos os modelos é de 140 km/h.
Pela primeira vez, a Audi está a oferecer carregamento DC em estações de carregamento rápido para um modelo híbrido plug-in. O A3 Sportback TFSIe utiliza carregamento DC até 50 kW, permitindo, assim recuperar dos 10% aos 80% da bateria em menos de meia hora.
Além disso, é possível carregar em pontos de carregamento AC, como um wallbox ou estações com carregamento trifásico de até 11 kW. O processo de carregamento demora 2,5 horas. O cabo Mode 3 necessário está incluído de série.
Leia ainda: Audi A6 e A6 Avant já são elétricos. Autonomia até 750 km
Os preços do A3 Sportback 40 TFSIe começam nos 45.810 euros, enquanto o mais potente 45 TFSI tem preços a partir de 49.446 euros. As encomendas já estão abertas.