A Mercedes libertou as primeiras imagens do protótipo, ainda camuflado, do novo CLA, que estreará uma versão elétrica com mais de 700 km de autonomia.
Para já, o novo CLA mostra-se ainda camuflado com um “traje” especial a que a Mercedes dá o nome de “Erlkönig”, e destina-se a dar um vislumbre das primeiras características do CLA EQ, que deverá ser apresentado oficialmente ainda este ano.
Esta versão elétrica, que se juntará às opções de combustão e híbrida plug-in, contará com uma bateria de iões de lítio de nova geração que lhe permitirá alcançar os 750 quilómetros de autonomia com uma única carga.
Leia ainda: Mercedes autorizada a utilizar luzes azul-turquesa
A arquitetura de 800 volts permitirá ainda o acesso a carregamento ultrarrápido: até 300 kW de potência, o que se traduzirá numa recuperação de mais de 400 quilómetros de autonomia em apenas 15 minutos.
Quando chegar ao mercado, o CLA 2026 será o primeiro da renovada (e simplificada) família da gama de entrada da Mercedes-Benz. A gama será formada pelo próprio CLA, além das novas gerações do GLA, GLB e CLA Shooting Brake. Ou seja, será reduzida para apenas quatro modelos. Para já é incerto o futuro do Classe A, Classe A Sedan e Classe B.
Leia ainda: Mercedes vai continuar a fazer carros a gasolina porque “os elétricos são caros”
Em relação à chegada ao mercado, a alemã Auto Motor Und Sport adianta que a opção elétrica “EQ” será a primeira a chegar, já em 2025, com novas versões híbridas e de combustão a completarem a gama só em 2026.