Aí está o concorrente da Audi para o BMW i5 e Mercedes-Benz EQE. A A6 e-tron e A6 e-tron Avant chega em setembro, com motorizações exclusivamente elétricas e autonomias até aos 750 km. A primeira berlina elétrica da marca alemã não dispensará uma RS6 e-tron.
Tal como o Q6 e-tron, o A6 utiliza a plataforma modular de EPI do Grupo Volkswagen. Estará disponível com duas carroçarias diferentes, ambas de cinco portas: Sportback e Avant. Como a Audi passará a reservar nomenclaturas pares para os modelos elétricos, o atual A6 térmico passará a denominar-se A7.
Esteticamente, o A6 e-tron segue as linhas do novo A5 e A5 Avant. A aerodinâmica é muito cuidada, com um coeficiente de 0,21 no Sportback e de 0,24 no Avant, o que faz do A6 e-tron o automóvel mais aerodinâmico comercializado atualmente pelo Grupo Volkswagen. As jantes aerodinamicamente otimizadas estão disponíveis a partir de 19 polegadas (de série), 20 polegadas (de série nos modelos S6 e-tron) e até 21 polegadas.
Todas as fotos AQUI.
No habitáculo, destaque o ecrã panorâmico MMI de design curvo, composto pelo Audi virtual cockpit de 11,9 polegadas e pelo ecrã táctil MMI de 14,5 polegadas. Além disso, há também um painel MMI de 10,9 polegadas para o passageiro, que pode ver streaming de filmes ou séries sem distrair o condutor. A bagageira varia entre 502 e os 1330 litros no Sportback e mais 90 litros na Avant.
A gama será inicialmente composta pelos modelos A6 e-tron performance (tração traseira) e S6 e-tron (tração integral), ambos equipados com uma bateria de 100 kWh (94,9 kWh úteis).
Leia ainda: Audi Q6 e-tron já tem preços
A arquitetura elétrica de 800 volts permite carregar um máximo de 270 kW em corrente contínua (10-80% em 21 minutos). Em corrente alternada, o seu pico é de 11 kW (será adicionado posteriormente um carregador de 22 kW).
Com 367 cv, o A6 e-tron anuncia uma aceleração dos 0aos 100 km/h em 5,4 segundos e uma velocidade máxima de 210 km/h. A autonomia ultrapassa os 750 km no Sportback e os 720 km na Avant.
O S6 e-tron chega aos 503cv (370 kW), número que aumenta para 551cv com “Launch Control”. Precisa de apenas 3,9 segundos para chegar aos 100 km/h e chega aos 240 km/h, enquanto a autonomia varia entre os 640 km da Avant e os 670 km do Sportback.
Todas as quatro versões estarão disponíveis para encomenda a partir de setembro. Os preços para Portugal ainda não são conhecidos, mas em Espanha arrancam nos 81 mil euros.
Leia ainda: Audi volta a mudar identificação das versões
Posteriormente, a gama será reforçada com uma versão de entrada de gama, mais acessível, com menos potência e uma bateria mais pequena de 83 kWh, além de um RS 6 e-tron.
«O A6 e-tron é o primeiro modelo Audi puramente elétrico disponível como Sportback e Avant. Com uma autonomia de mais de 700 quilómetros e a sua extraordinária dinâmica de condução, vai despertar o entusiasmo pela eletromobilidade”, afirma Gernot Döllner, CEO da Audi.