É uma das novidades do novo Mercedes CLA elétrico e algo pouco habitual em carros elétricos: uma caixa de duas velocidades na transmissão principal no eixo traseiro.
A solução é utilizada apenas na versão CLA 250+ de tração traseira e 270 cv (existirá também o 350 4Matic de 354cv) e tem como objetivo combinar dinamismo com elevada eficiência em todas as situações.
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Segundo a marca alemã, a primeira velocidade permite uma excelente aceleração a partir da condição de parado, uma elevada capacidade de tração e oferece também uma grande eficácia no trânsito urbano.

Já a segunda velocidade foi concebida para fornecer potência a velocidades elevadas e uma elevada eficiência em autoestrada. Garante uma autonomia excecional e um conforto em longas distâncias. A velocidade máxima também é atingida na segunda velocidade.
“Não ter uma segunda velocidade é obviamente mais barato do que ter uma segunda velocidade, se olharmos [para isto] de uma perspetiva puramente financeira. Não, não é gratuito. A segunda velocidade não é gratuita”, explicou o responsável pela estratégia de produtos da Mercedes-Benz, Christoph Starzynski, acrescentando que os benefícios (especialmente quando se circula em autoestrada) fazem com que o investimento valha a pena. “Eu chamar-lhe-ia uma [proposta de venda única] porque, quero dizer, é algo em que investimos para o cliente.”

A ideia da Mercedes não é simular uma caixa de velocidades tradicional, mas antes desenvolver uma solução para tornar a utilização dos seus elétricos ainda mais suave.
“Não [queres] ter aquele mini-segundo de momento em que sentes que não tens potência, porque cada vez que mudas de velocidade há uma escassez de potência de alguma forma, mesmo num EV. Portanto, fazer com que isto fosse suave o suficiente para que não sentisse que era um dos maiores desafios”, acrescentou o responsável.

O novo CLA elétrico estreia ainda um sistema elétrico de 800 volts, que permite o carregamento de um máximo de 320 kW em corrente contínua, permitindo a recuperação de até 325 km em escassos 10 minutos.
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Posteriormente, a gama será reforçada com uma opção de bateria mais compacta, logo mais acessível, mas também motorizações convencionais, incluindo versões híbridas Plug-in.